- O crescimento do turismo do bem-estar no Brasil e no mundo
- Mas o que é exatamente turismo do bem-estar?
- Personalização e reconexão: o novo luxo do turismo
- Viagens solo: liberdade, autoconhecimento e novas conexões
- Iniciativas que incentivam o novo turismo no Brasil
- Caronas compartilhadas: aliadas do turismo do bem-estar
O turismo brasileiro segue em transformação. Em 2025, duas tendências vêm ganhando força e moldando o comportamento dos viajantes: o turismo do bem-estar e as viagens solo.
Impulsionados pela busca por saúde integral, equilíbrio emocional e autonomia, esses movimentos refletem uma mudança profunda nos valores de quem viaja — e abrem novas possibilidades para o setor de mobilidade e turismo no Brasil.
Neste cenário, caronas compartilhadas como as da BlaBlaCar se tornam aliadas estratégicas, oferecendo liberdade de deslocamento, economia e maior conexão com o destino — e consigo mesmo.
O crescimento do turismo do bem-estar no Brasil e no mundo
De acordo com o Global Wellness Institute, o turismo do bem-estar deve movimentar impressionantes US$ 1,3 trilhão até o fim de 2025.
A 6ª edição da Revista Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo, destaca esse segmento como um dos principais vetores de crescimento do setor nos próximos meses.
Mas o que é exatamente turismo do bem-estar?
Trata-se de um tipo de viagem focado no equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Envolve destinos tranquilos, atividades de relaxamento, experiências gastronômicas saudáveis, práticas integrativas como ioga, meditação, banhos de floresta e até terapias alternativas.
O objetivo é um só: desacelerar e recarregar as energias.
Segundo a operadora Accor e a agência Skyscanner, cresce o número de brasileiros que procuram viagens com foco em saúde, longevidade e desintoxicação digital.
E o melhor: o Brasil está repleto de destinos com vocação natural para isso — de montanhas a praias desertas, vilarejos históricos e trilhas em meio à mata nativa.
Não deixe de ver o nosso guia com 7 roteiros zen para relaxar durante as férias, com os melhores destinos pelo Brasil para curtir e relaxar!

Personalização e reconexão: o novo luxo do turismo
A tendência do bem-estar vem acompanhada de uma forte demanda por viagens personalizadas. A empresa europeia Byway identificou que os viajantes de 2025 buscam experiências sob medida, mais profundas e alinhadas com seus valores. O novo luxo, portanto, é viajar com propósito — e não com pressa.
Nesse contexto, destinos acessíveis de forma mais flexível ganham protagonismo. Ao escolher compartilhar caronas, o viajante não apenas economiza, mas também aumenta sua autonomia, criando trajetos únicos e menos dependentes de roteiros fixos.
Viagens solo: liberdade, autoconhecimento e novas conexões
Outra forte tendência apontada pela Revista Tendências do Turismo 2025 é o crescimento das viagens solo, especialmente entre jovens da Geração Z e Millennials. O lema é claro: "Se não agora, quando?"
Cerca de 69% dos viajantes jovens se dizem abertos a viajar sozinhos, segundo o site de turismo Contiki.
E o motivo é simples: querem mais liberdade, flexibilidade e oportunidades de se reconectar com si mesmos — longe das pressões do dia a dia e das companhias obrigatórias.
Viajar sozinho é hoje visto como um ato de empoderamento. É uma forma de praticar o autoconhecimento, viver experiências mais genuínas e assumir o protagonismo da própria jornada.
Ao escolher ir sozinho, o turista também escolhe se aproximar mais das comunidades locais, conhecer pessoas no caminho e montar seu próprio ritmo de descoberta.
E se você nunca fez uma viagem solo, confira todas as nossas dicas de como viajar sozinho ou descubra quais são os melhores lugares para viajar sozinho!

Iniciativas que incentivam o novo turismo no Brasil
Para estimular ainda mais esse novo perfil de viajante, o Ministério do Turismo lançou o programa “Conheça o Brasil”, que incentiva o turismo nacional por meio da ampliação da conectividade aérea e da mobilidade terrestre.
Isso inclui, por exemplo, parcerias com empresas de transporte como a BlaBlaCar, que ajudam a interligar cidades menores aos grandes polos turísticos.
Outro destaque é o protocolo firmado entre o Ministério do Turismo e a ABIH Nacional, que garante 15% de desconto para mulheres que viajam sozinhas em hotéis associados.
A medida reconhece o crescimento desse perfil de turista e busca oferecer mais segurança e acolhimento para quem opta pela jornada solo.
Caronas compartilhadas: aliadas do turismo do bem-estar
Com o crescimento das viagens individualizadas e conscientes, a carona compartilhada se consolida como solução moderna, econômica e sustentável para os novos turistas brasileiros. Ao optar por esse modo de viagem:
- Você reduz sua pegada de carbono;
- Tem mais flexibilidade para escolher horários e destinos menos convencionais;
- Pode economizar sem abrir mão da experiência;
- E ainda conhece pessoas no caminho, contribuindo para o seu bem-estar social.
Com a BlaBlaCar, viajar com autonomia e segurança nunca foi tão simples. Basta escolher o destino, combinar o trajeto com um motorista de confiança e embarcar rumo à sua próxima experiência transformadora.
Fontes:
https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-do-bem-estar-se-destaca-como-tendencia-em-2025
https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/viagens-solo-ganham-espaco-e-consagram-nova-realidade-no-turismo
Deixe um comentário




Posts Relacionados