Viajar sozinho em Florianópolis, SC

7 Melhores Cidades para Viajar Sozinho no Brasil

Índice de Conteúdo
  1. Onde Viajar Sozinho no Sudeste
    1. Rio de Janeiro, RJ
    2. Vitória
    3. Belo Horizonte
    4. São Paulo
  2. Onde Viajar Sozinho no Nordeste
    1. Salvador
    2. Aracaju
  3. Onde Viajar Sozinho no Sul
    1. Florianópolis

Explorar o mundo por conta própria proporciona uma das mais enriquecedoras vivências para os entusiastas de aventuras, descobertas e interações sociais.

Além de representar uma excelente chance de romper com a rotina habitual e expandir horizontes!

Então se você está considerando embarcar em uma jornada solo, você está no lugar certo!

Aqui, você encontrará informações sobre os destinos mais indicados no Brasil para os viajantes independentes, bem como sugestões de pontos turísticos imperdíveis, atrações e muito mais!

Onde Viajar Sozinho no Sudeste

Rio de Janeiro, RJ

Viajar sozinho para o Rio de Janeiro é uma oportunidade única de explorar uma das cidades mais vibrantes e diversificadas do mundo.

Com uma mistura irresistível de praias deslumbrantes, paisagens naturais deslumbrantes, cultura rica e uma vida noturna agitada, o Rio oferece uma infinidade de experiências!

Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer no Rio de Janeiro:

Explorar as praias icônicas

Desde as famosas praias de Copacabana e Ipanema até as mais tranquilas como Prainha e Grumari, não há escassez de opções para relaxar ao sol, praticar esportes e tomar um chá mate geladinho!

Passear pelo centro histórico

Explore a rica história e arquitetura do Rio ao caminhar pelo centro da cidade. Visite o Theatro Municipal, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Convento de Santo Antônio, entre outros pontos de interesse cultural.

Visitar o Cristo Redentor

Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor no topo do Morro do Corcovado oferece uma vista deslumbrante da cidade. A experiência de subir até lá pode ser ainda mais gratificante quando feita sozinho, permitindo uma contemplação tranquila do monumento e das paisagens ao redor.

Trilhas ecológicas

Aventure-se em algumas das trilhas deslumbrantes da cidade, como a trilha da Pedra Bonita ou a trilha do Morro Dois Irmãos. Além de desfrutar da natureza exuberante, você terá a oportunidade de conhecer outros viajantes e fazer novas amizades ao longo do caminho.

Explorar a vida noturna

O Rio de Janeiro é famoso por sua vida noturna animada e diversificada. Desde bares de samba tradicionais até clubes de música eletrônica de renome mundial, há opções para todos os gostos. Sair sozinho à noite pode ser uma experiência emocionante, permitindo que você conheça pessoas novas e mergulhe na cultura local.

Experimentar a culinária local

O Rio de Janeiro é a cidade símbolo do Brasil e reúne todas as tradições culinárias do país. Mas não deixe de provar as delícias típicas da gastronomia carioca como o Biscoito Globo e Chá-mate com limão - não se esqueça de pedir um “chorinho” depois da primeira golada, Feijoada e o famoso Filé à Oswaldo Aranha.

Viajar sozinho no Rio de Janeiro
Foto Aérea do Rio de Janeiro, RJ / Fonte: Canva

Vitória

Viajar para Vitória, a bela capital do estado do Espírito Santo, é uma oportunidade emocionante para explorar uma cidade cheia de charme, cultura e beleza natural.

Localizada em uma ilha na região sudeste do Brasil, Vitória oferece uma variedade de atividades para os viajantes solo.

Confira o que fazer em Vitória:

Praias deslumbrantes

Vitória é cercada por praias deslumbrantes que oferecem uma atmosfera relaxante e paisagens incríveis. A Praia de Camburi, a mais famosa da cidade, é perfeita para caminhadas à beira-mar, prática de esportes e relaxamento. Outras praias populares incluem a Praia do Canto e a Praia de Itaparica.

Passeios de barco

Aproveite a localização privilegiada de Vitória e faça um passeio de barco pela Baía de Vitória. Você pode optar por um passeio mais tranquilo durante o dia para apreciar a paisagem costeira ou participar de um passeio noturno para desfrutar das vistas deslumbrantes da cidade iluminada.

Centro histórico

Visite o Centro Histórico de Vitória para explorar sua rica herança cultural. Caminhe pelas ruas estreitas e admire a arquitetura colonial, visite o Convento da Penha, um marco histórico no topo de uma colina com vista panorâmica da cidade, e conheça o Palácio Anchieta, sede do governo do estado.

Culinária capixaba

Não deixe de experimentar a deliciosa culinária local. Os pratos típicos do Espírito Santo, como a moqueca capixaba e a torta capixaba, são imperdíveis. Explore os restaurantes e barracas de comida ao redor da cidade para provar as iguarias locais e experimentar novos sabores.

Parques e áreas verdes

Desfrute da natureza exuberante de Vitória explorando seus parques e áreas verdes. O Parque Moscoso, o Parque Pedra da Cebola e a Ilha do Frade são ótimas opções para relaxar, fazer um piquenique e apreciar a paisagem natural.

Arte e cultura

Descubra a cena artística e cultural de Vitória visitando galerias de arte, museus e centros culturais. O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) e o Centro Cultural Sesc Glória são lugares imperdíveis para os amantes da arte e da cultura.

Viajar sozinho em Vitória
Vitória, ES / Fonte: Canva

Belo Horizonte

Viajar sozinho para Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, é uma experiência emocionante repleta de cultura, gastronomia e beleza natural.

Conhecida como a "cidade dos bares" e famosa por sua hospitalidade, Belo Horizonte oferece uma infinidade de atividades para os viajantes solitários.

Veja o que fazer em Belo Horizonte:

Visitar a Praça da Liberdade

Este icônico espaço público é o coração cultural de Belo Horizonte. Além de sua arquitetura deslumbrante, a praça abriga diversos museus, como o Memorial Minas Gerais Vale, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Espaço do Conhecimento UFMG, que oferecem exposições e eventos culturais variados.

Conhecer o Mercado Central

Este vibrante mercado é o lugar ideal para experimentar a autêntica cultura mineira. Com uma variedade impressionante de produtos locais, como queijos, doces, cachaças e artesanatos, o Mercado Central é um paraíso para os amantes da gastronomia e das compras.

Explorar a culinária local

Não deixe de experimentar as delícias da gastronomia mineira enquanto estiver em Belo Horizonte. Os tradicionais pão de queijo, feijão tropeiro, tutu à mineira e o famoso queijo minas são imperdíveis. Explore os restaurantes, botecos e feiras de rua da cidade para provar essas iguarias locais.

Explorar a vida noturna

Belo Horizonte é conhecida por sua vida noturna animada e diversificada. Dos bares tradicionais aos clubes de música ao vivo, há opções para todos os gostos. Sair sozinho à noite pode ser uma experiência emocionante, permitindo que você conheça pessoas novas e se divirta ao som da música brasileira.

Caminhar pela orla da Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer, é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Faça uma caminhada relaxante pela orla da lagoa, apreciando a vista dos principais pontos turísticos, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o Mineirão.

Visitar o Parque das Mangabeiras

Este é o maior parque urbano de Belo Horizonte, oferecendo uma área verde vasta e uma vista panorâmica da cidade. Faça uma caminhada pelas trilhas, aproveite para relaxar em meio à natureza e desfrute de momentos de tranquilidade longe da agitação da cidade.

Viajar sozinho em Belo Horizonte, MG
Praça da Liberdade - Belo Horizonte, MG / Fonte: Canva

São Paulo

São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das mais cosmopolitas do mundo.

Com uma infinidade de opções de entretenimento, pontos turísticos e atividades, São Paulo oferece algo para todos os gostos.

Confira algumas sugestões sobre o que fazer em São Paulo:

Explorar a Avenida Paulista

Um dos principais cartões-postais da cidade, a Avenida Paulista é conhecida por sua agitação, arquitetura moderna, museus, centros culturais, lojas, restaurantes e cafés. Faça uma caminhada ao longo da avenida, visite o Museu de Arte de São Paulo (MASP), participe de eventos culturais e aproveite a vibrante atmosfera urbana.

Visitar os museus e centros culturais

São Paulo abriga uma infinidade de museus e centros culturais que oferecem exposições variadas e programações interessantes. Não deixe de visitar o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre outros.

Explorar os bairros boêmios

São Paulo é conhecida por sua vida noturna agitada e seus diversos bairros boêmios. Visite lugares como a Vila Madalena, conhecida por seus bares, galerias de arte e grafites coloridos, e o Baixo Augusta, com seus bares, restaurantes e casas de show.

Experimentar a gastronomia paulistana

São Paulo é um paraíso gastronômico, oferecendo uma enorme variedade de restaurantes, food trucks, bares e cafés que representam a diversidade cultural da cidade. Experimente pratos típicos da culinária brasileira e internacional, como a feijoada, a pizza paulistana, o sushi e o falafel.

Explorar as áreas verdes

Apesar de ser uma metrópole urbana, São Paulo possui várias áreas verdes onde é possível relaxar e entrar em contato com a natureza. Visite o Parque Ibirapuera, o maior e mais famoso parque da cidade, o Parque Villa-Lobos e o Parque da Água Branca.

Participar de eventos culturais e shows

São Paulo oferece uma agenda cultural intensa, com eventos, shows, espetáculos teatrais e festivais acontecendo o ano todo. Consulte a programação local para descobrir as opções disponíveis durante sua estadia na cidade.

Viajar sozinho em São Paulo
Ponte Octávio Frias de Oliveira - São Paulo / Fonte: Canva

Onde Viajar Sozinho no Nordeste

Salvador

Conhecida como a "Terra da Felicidade", Salvador é uma cidade vibrante e cheia de energia, onde é impossível ficar entediado.

Confira o que fazer em Salvador:

Explorar o Pelourinho

Este é o coração histórico de Salvador e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Caminhe pelas coloridas ruas de paralelepípedo, admire a arquitetura colonial, visite as igrejas barrocas, como a Igreja de São Francisco, e participe de uma roda de capoeira, uma das expressões culturais mais emblemáticas da Bahia.

Conhecer as praias

Salvador é abençoada com uma costa deslumbrante repleta de praias paradisíacas. Visite praias famosas como Porto da Barra, Farol da Barra e Itapuã, onde você pode relaxar ao sol, nadar nas águas cristalinas e desfrutar de petiscos deliciosos em barracas à beira-mar.

Experimentar a culinária baiana

A gastronomia de Salvador é uma fusão de influências africanas, indígenas e europeias, resultando em pratos deliciosos e cheios de sabor. Não deixe de provar acarajé, moqueca, abará, vatapá e outros quitutes típicos vendidos nas ruas e nos mercados da cidade.

Visitar o Mercado Modelo

Este é o lugar perfeito para comprar lembranças e artesanatos locais, como esculturas de madeira, cerâmicas, rendas e instrumentos musicais. Além das compras, o Mercado Modelo também oferece apresentações de música ao vivo e comida típica da Bahia.

Assistir a um show de música ao vivo

Salvador é conhecida como a capital da música no Brasil, e você encontrará uma variedade de estilos musicais, como axé, samba, reggae e música afro-brasileira. Não perca a oportunidade de assistir a um show ao vivo em algum dos muitos bares e casas de espetáculo da cidade.

Explorar os centros culturais

Salvador possui uma rica cena cultural, com diversos centros culturais, museus e espaços dedicados à preservação da história e da arte baiana. Visite o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), o Museu Afro-Brasileiro e o Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), entre outros.

Viajar sozinho em Salvador, BA
Elevador Lacerda - Salvador, BA / Fonte: Canva

Aracaju

A capital de Sergipe, também conhecida como "a cidade onde o sol nasce primeiro", oferece uma mistura irresistível de praias deslumbrantes, gastronomia deliciosa e patrimônio histórico.

Confira o que fazer em Aracaju:

Praias incríveis

Aracaju possui praias paradisíacas que vão encantar os amantes do sol e do mar. A Praia de Atalaia é a mais famosa, com suas águas calmas e areias brancas, perfeita para banhos e caminhadas à beira-mar. Também vale a pena visitar praias próximas, como a Praia do Saco e a Praia de Pirambu.

Passeio pela Orla de Atalaia

A orla de Atalaia é um dos cartões-postais de Aracaju, com seus calçadões, ciclovias, bares, restaurantes e quiosques. Faça uma caminhada ao longo da orla, aproveite para experimentar os petiscos típicos da região e assista ao pôr do sol deslumbrante.

Visita aos mercados

Não deixe de conhecer o Mercado Municipal de Aracaju, onde você encontrará uma variedade de produtos locais, como artesanato, doces típicos, frutas e temperos. Além disso, visite o Mercado Thales Ferraz, conhecido como Mercado Central, para uma experiência gastronômica autêntica.

Visite os museus

Aracaju possui uma rica história e cultura que podem ser exploradas em seus museus e centros culturais. Visite o Museu da Gente Sergipana, que conta a história e os costumes do povo sergipano, e o Centro Cultural de Aracaju, onde você encontrará exposições de arte e apresentações culturais.

Passeio de barco pelo Rio Sergipe ‍♀️

Faça um passeio de barco pelo Rio Sergipe e descubra a beleza natural da região. Durante o passeio, você poderá apreciar a paisagem, observar a fauna local e visitar pontos turísticos como a Ponte do Imperador e a Ilha dos Namorados.

Gastronomia sergipana

Experimente a deliciosa culinária sergipana, com pratos típicos como o caranguejo, a moqueca de peixe, o cuscuz de milho e a tapioca recheada. Visite os restaurantes e barracas de praia da cidade para saborear essas iguarias locais.

Viajar sozinho em Aracajú, SE
Aracaju, SE / Fonte: Canva

Onde Viajar Sozinho no Sul

Florianópolis

Viajar sozinho para Florianópolis, a capital de Santa Catarina, é uma experiência incrível que combina praias paradisíacas, natureza exuberante, cultura vibrante e uma deliciosa gastronomia.

Conhecida como a "Ilha da Magia", Florianópolis oferece uma variedade de atividades para os viajantes solitários.

Aqui estão algumas sugestões sobre o que fazer em Florianópolis:

Explorar as praias

Florianópolis é famosa por suas praias deslumbrantes, com águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. Visite praias populares como Joaquina, Praia Mole, Campeche e Barra da Lagoa, onde você pode relaxar ao sol, praticar esportes aquáticos ou simplesmente apreciar a natureza.

Caminhar pela Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos pontos turísticos mais famosos de Florianópolis, conhecida por sua beleza natural e atmosfera descontraída. Faça uma caminhada ao redor da lagoa, visite as lojas de artesanato e os restaurantes à beira-mar e desfrute de uma vista incrível do pôr do sol.

Conhecer o Centro Histórico

Explore o Centro Histórico de Florianópolis, conhecido como o "Ribeirão da Ilha", onde você encontrará casarões coloniais, igrejas antigas e ruas de paralelepípedos. Visite a Catedral Metropolitana, o Mercado Público e o Museu Histórico de Santa Catarina para aprender mais sobre a história da cidade.

Trilhas ecológicas

A Ilha de Florianópolis oferece diversas trilhas ecológicas que permitem explorar a natureza exuberante da região. Faça uma caminhada até o topo do Morro da Cruz para apreciar uma vista panorâmica da cidade, ou explore trilhas na Mata Atlântica, como a Trilha Costa da Lagoa e a Trilha do Morro do Macaco.

Experimentar a culinária local

Não deixe de provar a deliciosa gastronomia de Florianópolis, que inclui frutos do mar frescos, pratos típicos açorianos e uma variedade de petiscos e quitutes. Visite os restaurantes e bares da cidade para saborear especialidades locais, como o tradicional peixe na costa, a sequência de camarão e a ostra fresca.

Praticar esportes ‍♀️

Florianópolis é um paraíso para os amantes de esportes ao ar livre, oferecendo uma variedade de atividades, como surfe, stand-up paddle, kitesurf, mergulho, trilhas de mountain bike e muito mais. Aproveite para se aventurar e explorar as paisagens deslumbrantes da ilha.

Viajar sozinho em Florianópolis, SC
Barra da Lagoa - Florianópolis, SC / Fonte: Canva

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies