Viajar de carona

Brasileiros viajam internamente cada vez mais e a busca por viagens de carro e ônibus aumenta

Onibus BlaBlaCar

Viajar de carro ou ônibus para um destino nacional tornou-se a escolha de muitos brasileiros ao planejar suas viagens. Em uma tendência de interiorização do turismo, 74% dos brasileiros que planejam viagens de lazer até março deste ano optam por ir de carro próprio, caronas ou ônibus. Essa estimativa reflete a crescente preferência dos viajantes por cidades menores, buscando descanso e aproveitamento das férias.

Os dados da pesquisa "Tendências de Turismo" do Ministério do Turismo (MTur), baseada em entrevistas com 2.029 pessoas representativas de todas as Unidades da Federação, indicam que 64% dos entrevistados preferem destinos menos movimentados ao escolher seus roteiros. Belezas naturais e preços acessíveis também figuram como fatores-chave nas decisões de viagem dos brasileiros.

A pesquisa revela que os ônibus convencionais são a escolha preferida dos viajantes, com 29% optando por esse modal, sendo que 66% das viagens de ônibus serão realizadas em linhas convencionais.

código de desconto

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) estima um aumento de mais de 50% na oferta de horários no setor rodoviário durante o período pré-carnaval, destacando a relevância do transporte rodoviário.

Comprar Passagem de Onibus

O setor interestadual atende atualmente mais de 4.300 linhas com destinos interioranos em quase todo o Brasil, representando 89% de todas as viagens realizadas, com aproximadamente 137 mil viagens para o interior do país.

A indústria de viagens de ônibus tem respondido às exigências de passageiros mais exigentes, investindo em frotas modernas, ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi para oferecer uma experiência mais completa aos turistas.

Ônibus Leito-Cama
Poltrona de Ônibus Leito-Cama / Fonte: Águia Branca

O levantamento "Tendências de Turismo", conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) entre 07 e 11 de dezembro de 2023, contou com 2.029 entrevistas domiciliares em todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%, considerando recortes de sexo, idade, região, escolaridade e renda.

O Ministério do Turismo promove iniciativas como "Conheça o Brasil Voando," "Conheça o Brasil Realiza," e "Conheça o Brasil Cívico" para incentivar viagens domésticas, ampliando a oferta de voos, oferecendo linhas de crédito específicas e estimulando viagens à Capital Federal, em apoio aos símbolos nacionais e à democracia.

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Instalar App BlaBlaCar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tu valoración: Útil

Go up