Blablacar expande no Brasil através de aquisições no setor rodoviário
Blablacar direciona esforços para adquirir empresas no Brasil visando expandir sua presença no mercado de transporte rodoviário.
A startup francesa de mobilidade pretende utilizar parte dos €100 milhões levantados, com a assistência do BNP, para identificar oportunidades de aquisição em setores estratégicos em nível global.
Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, declarou que a empresa está concentrada em crescer no segmento de transporte de ônibus no Brasil, o qual representou 23% do total de passageiros transportados em 2023.
Brusson explicou que muitas pessoas no Brasil desconhecem que a BlaBlaCar também oferece serviços de ônibus. Ele mencionou que adquirir uma empresa já estabelecida nesse mercado, com uma base de clientes considerável, faria sentido para impulsionar a operação no país.
Desde sua fundação em 2012, a empresa já adquiriu cerca de 10 empresas, incluindo a russa Busfor em 2019, que possuía a tecnologia de marketplace usada atualmente pelo grupo na venda de passagens de ônibus.
O executivo revelou que houve discussões preliminares com alguns grupos no Brasil, porém, ele reconheceu que, embora esteja aberto a aquisições, o crescimento orgânico parece ser mais viável neste momento para a operação no país. Ele também mencionou que as oportunidades mais prováveis de aquisição estão em mercados como Índia, Turquia e México, onde as operações são menores.
No Brasil, o marketplace de ônibus da BlaBlaCar surgiu em 2019, mas foi no ano passado que os esforços para expandir o negócio começaram. Atualmente, a empresa possui 214 viações parceiras no país.
Após a pandemia, o setor rodoviário ficou agitado com a aprovação de um novo marco regulatório pela Agência Nacional de Transporte Terrestres, focado em manter o poder dos operadores tradicionais.
Enquanto algumas empresas enfrentam disputas legais devido ao seu modelo de fretamento colaborativo, a BlaBlaCar está distante desses conflitos.
Antes da pandemia, a BlaBlaCar registrava uma receita de €130 milhões, que aumentou para €253 milhões em 2023, representando um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.
A empresa tem se esforçado nos últimos anos para tornar o negócio lucrativo e alcançou 24 meses consecutivos de resultado líquido positivo em dezembro, embora o valor não tenha sido divulgado.
Em 2023, a empresa transportou 80 milhões de passageiros globalmente, com um aumento de 40% no volume de passageiros transportados no Brasil por meio do modal de carona em comparação com 2022, totalizando 13 milhões de viagens.
Atualmente, o Brasil é o maior mercado da empresa, superando a França em número de viagens em 40% no ano passado.
Brusson destacou que a empresa está investindo em medidas para aumentar a segurança no segmento de caronas e em garantir que o serviço seja o mais abrangente possível.
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