Blablacar expande no Brasil através de aquisições no setor rodoviário

Nicolas Brusson
Onibus BlaBlaCar

Blablacar direciona esforços para adquirir empresas no Brasil visando expandir sua presença no mercado de transporte rodoviário.

A startup francesa de mobilidade pretende utilizar parte dos €100 milhões levantados, com a assistência do BNP, para identificar oportunidades de aquisição em setores estratégicos em nível global.

Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, declarou que a empresa está concentrada em crescer no segmento de transporte de ônibus no Brasil, o qual representou 23% do total de passageiros transportados em 2023.

Brusson explicou que muitas pessoas no Brasil desconhecem que a BlaBlaCar também oferece serviços de ônibus. Ele mencionou que adquirir uma empresa já estabelecida nesse mercado, com uma base de clientes considerável, faria sentido para impulsionar a operação no país.

Desde sua fundação em 2012, a empresa já adquiriu cerca de 10 empresas, incluindo a russa Busfor em 2019, que possuía a tecnologia de marketplace usada atualmente pelo grupo na venda de passagens de ônibus.

O executivo revelou que houve discussões preliminares com alguns grupos no Brasil, porém, ele reconheceu que, embora esteja aberto a aquisições, o crescimento orgânico parece ser mais viável neste momento para a operação no país. Ele também mencionou que as oportunidades mais prováveis de aquisição estão em mercados como Índia, Turquia e México, onde as operações são menores.

No Brasil, o marketplace de ônibus da BlaBlaCar surgiu em 2019, mas foi no ano passado que os esforços para expandir o negócio começaram. Atualmente, a empresa possui 214 viações parceiras no país.

Comprar Passagem de Onibus
Viagem de ônibus BlaBlaCar
Viagem de ônibus BlaBlaCar

Após a pandemia, o setor rodoviário ficou agitado com a aprovação de um novo marco regulatório pela Agência Nacional de Transporte Terrestres, focado em manter o poder dos operadores tradicionais.

Enquanto algumas empresas enfrentam disputas legais devido ao seu modelo de fretamento colaborativo, a BlaBlaCar está distante desses conflitos.

Antes da pandemia, a BlaBlaCar registrava uma receita de €130 milhões, que aumentou para €253 milhões em 2023, representando um crescimento de 29% em relação ao ano anterior.

A empresa tem se esforçado nos últimos anos para tornar o negócio lucrativo e alcançou 24 meses consecutivos de resultado líquido positivo em dezembro, embora o valor não tenha sido divulgado.

Em 2023, a empresa transportou 80 milhões de passageiros globalmente, com um aumento de 40% no volume de passageiros transportados no Brasil por meio do modal de carona em comparação com 2022, totalizando 13 milhões de viagens.

Atualmente, o Brasil é o maior mercado da empresa, superando a França em número de viagens em 40% no ano passado.

Brusson destacou que a empresa está investindo em medidas para aumentar a segurança no segmento de caronas e em garantir que o serviço seja o mais abrangente possível.

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Instalar App BlaBlaCar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies