Os perfis online da BlaBlaCar inspiram mais confiança do que colegas e vizinhos. Saiba mais!

Índice de Conteúdo
  1. Um novo comportamento está nascendo
  2. Quem compartilha uma vez, compartilha sempre

Uma pesquisa publicada pela New York University Stern e pela BlaBlaCar ressalta a forma como a internet está mudando a confiança entre as pessoas.

O estudo, escrito pelo professor da NYU Arun Sundararajan, autor do livro The Sharing Economy, e pelo fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, analisou respostas de 18.289 membros da nossa comunidade de 11 países para medir o nível de confiança entre as pessoas no ambiente online antes de se conhecerem pessoalmente.

New York University Stern
New York University Stern

Intitulado “Entrando na era da confiança” (Entering the Trust Age), o estudo mostra que os participantes confiam mais em pessoas com perfil online completo na BlaBlaCar do que em colegas e vizinhos.

código de desconto

O nível de confiança entre membros da nossa comunidade é próximo àquele que se estabelece com amigos e família:

Os participantes depositam altos níveis de confiança em…

  • 94% - membros da família
  • 92% - amigos
  • 88% - membros da BlaBlaCar com perfil online completo
  • 58% - colegas
  • 42% - vizinhos
  • 16% - contatos na rede social

Um novo comportamento está nascendo

A pesquisa mostra a tendência de uma mudança de comportamento em larga escala, e explica como plataformas online estão criando confiança em grandes proporções.

A interconectividade e as ferramentas online estão permitindo às pessoas a acumulação de “capital de confiança”, criado a partir da identidade do seu perfil e de informações como avaliações de múltiplas interações que acontecem fora do ambiente online.

Onibus BlaBlaCar

Como resultado, a confiança pode ser medida instantaneamente a partir de um perfil online, mesmo que as pessoas envolvidas nunca tenham se encontrado, colocando os indivíduos no centro de uma enorme rede de confiança, e abrindo uma gama de oportunidades para colaboração entre as pessoas, como o compartilhamento de viagens ou o aluguel de acomodações a curto prazo.

Quem compartilha uma vez, compartilha sempre

Além disso, a pesquisa avalia que a confiança estabelecida a partir de uma única experiência e um indivíduo tem um efeito positivo em todo o setor da economia compartilhada.

Quase metade dos entrevistados (48%) declara que compartilhar viagens fez com que eles se sentissem mais abertos a outras pessoas.

Ao mesmo tempo, aqueles que já dividiram a viagem pelo menos uma vez se sentem três vezes mais propensos a experimentar outras atividades de economia compartilhada do que aqueles que nunca passaram pela experiência.

O levantamento destaca ainda seis iniciativas que podem ser adotadas pelas plataformas para fomentar a confiança online em suas comunidades:

  • Informação declarada no perfil
  • Avaliações
  • Vincular compromissos financeiros
  • Base de níveis de atividade dos membros
  • Moderação e integração de perfis em outras redes sociais

Os autores preveem que enquanto os indivíduos reforçam a sua crença uns nos outros por meio das interações sociais e econômicas bem sucedidas com parceiros online, o nível de confiança geral da sociedade só tende a crescer, construindo as bases para uma nova era: a era da confiança.

Quer saber mais sobre o estudo? Aqui você encontra todos os resultados em inglês.

Daniela Marques

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua pontuação: Útil

Sobe