O que Fazer em Ilha Grande

Descobrindo o Paraíso: O que Fazer em Ilha Grande?

Índice de Conteúdo
  1. Como chegar na Ilha Grande? Dicas de Transporte
    1. 1. De Barco ou Ferry ⛴️
    2. 2. De Avião ✈️
    3. 3. De Ônibus 🚌
    4. 4. De Carro 🚗
  2. O que fazer em Ilha Grande: 10 Lugares Imperdíveis
    1. 1. Praia de Lopes Mendes
    2. 2. Pico do Papagaio
    3. 3. Lagoa Azul
    4. 4. Cachoeira da Feiticeira
    5. 5. Praia do Aventureiro
    6. 6. Praia de Dois Rios
    7. 7. Saco do Céu
    8. 8. Praia Vermelha
    9. 9. Gruta do Acaiá
    10. 10. Piscina Natural de Caixa d'Água
  3. O que fazer em Ilha Grande: 8 Atividades Que Você Não Pode Perder
    1. 1. Mergulho com Cilindro
    2. 2. Passeio de Barco ao Redor da Ilha
    3. 3. Trilhas pela Mata Atlântica
    4. 4. Observação de Golfinhos
    5. 5. Stand-up Paddle
    6. 6. Camping na Praia
    7. 7. Observação de Pássaros
    8. 8. Aulas de Surf
  4. O que comer na Ilha Grande: Explorando a gastronomia local
  5. Onde se hospedar na Ilha Grande: Dicas de acomodação
    1. 1. Pousadas e Hostels
    2. 2. Hotéis e Resorts
    3. 3. Camping
    4. 4. Aluguel de Casas e Bangalôs
    5. 5. Hospedagem em Comunidades Tradicionais
  6. Preparando Sua Aventura: Dicas finais

Já imaginou acordar com o som das ondas e ter um dia cheio de aventuras e paisagens que parecem tiradas de um cartão-postal na Ilha Grande, no Rio de Janeiro?

Tudo isso pode ser mais do que um sonho, e estamos aqui para mostrar como. Com tantos lugares para conhecer, atividades para fazer e pratos para experimentar, fica difícil planejar um roteiro de viagem sem esquecer de nada.

Mas nós estamos aqui para te ajudar! Animado para descobrir o que te espera nessa ilha encantadora? Então continue lendo para saber o que fazer em Ilha Grande!

O que Fazer em Ilha Grande
Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

Como chegar na Ilha Grande? Dicas de Transporte

Ilha Grande é o retiro perfeito para quem busca escapar da rotina frenética e se conectar com a natureza, mas ir para Ilha Grande pode ser um desafio se você não conhece as diferentes opções. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Localizada no estado do Rio de Janeiro, esta ilha é um santuário ecológico que oferece uma combinação irresistível de florestas densas, praias de areia branca e águas cristalinas.

A jornada para Ilha Grande começa em Angra dos Reis ou Mangaratiba, de onde saem barcos e ferries regularmente para a ilha.

A viagem proporciona um belo panorama do mar de Angra, preparando você para as maravilhas que estão por vir.

1. De Barco ou Ferry ⛴️

Partindo de Angra dos Reis ou Mangaratiba, você pode pegar um barco ou ferry regularmente programado para Ilha Grande.

Essa é a opção mais comum e oferece uma oportunidade única de apreciar as vistas deslumbrantes do mar de Angra durante a viagem.

Os barcos geralmente levam cerca de 1 hora para chegar à ilha, dependendo do ponto de partida.

2. De Avião ✈️

Embora Ilha Grande não tenha um aeroporto próprio, você pode voar para um dos Aeroportos do Rio de Janeiro. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão é a principal porta de entrada para o Rio, mas o Aeroporto do Santos Dumont também recebe voos domésticos diariamente.

#BlaBlaDica Muitas rotas de avião para o Santos Dumont passam super perto do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, a vista é linda e ainda dá pra tirar uma foto maneira!

Mas se você prefere pegar um avião para São Paulo, você pode escolher voos para o Aeroporto de Guarulhos (GRU) ou para o Aeroporto de Congonhas (CGH), os dois principais aeroportos da cidade. Certifique-se de verificar os horários e preços das passagens aéreas com antecedência para garantir a melhor opção para sua viagem.

Depois, é preciso pegar a estrada até Angra dos Reis ou Mangaratiba e, de lá, um barco para Ilha Grande. Essa opção é mais rápida, mas pode ser mais cara do que outras formas de transporte.

3. De Ônibus 🚌

Você também pode chegar a Ilha Grande de ônibus, partindo de diversas cidades próximas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraty. Os ônibus geralmente param em Angra dos Reis ou Mangaratiba, de onde você pode pegar um barco para a ilha. Essa é uma opção econômica e conveniente para quem viaja por terra.

Saindo do estado do RJ, existem diversas empresas de ônibus, como a viação Costa Verde, que operam ônibus do Rio de Janeiro para Angra dos Reis ou de Paraty. Os ônibus partem de diferentes terminais da cidade, como a Rodoviária Novo Rio.

O que Fazer em Ilha Grande
Vista aérea da Baía da Ilha Grande - RJ / Fonte: Wikimedia Commons

Da mesma forma, existem várias opções de ônibus de São Paulo para Angra dos Reis. Os ônibus geralmente partem do Terminal Rodoviário do Tietê, e seguem até Angra dos Reis, onde você pode embarcar em um barco para Ilha Grande.

Ao chegar a Angra dos Reis, você encontrará diversos terminais e pontos de embarque para os barcos que fazem a travessia até Ilha Grande.

Certifique-se de verificar os horários de saída dos barcos e escolher a opção que melhor se adequa ao seu itinerário. Com um pouco de planejamento, você poderá desfrutar de uma viagem tranquila e cheia de belas paisagens até o paraíso de Ilha Grande.

4. De Carro 🚗

Se você estiver viajando de carro, pode dirigir até Angra dos Reis ou Mangaratiba e estacionar em um dos estacionamentos disponíveis. De lá, você pode pegar um barco para Ilha Grande.

É importante notar que não há acesso de carro à ilha, então você precisará deixar seu veículo estacionado no continente durante sua estadia na ilha.

Para os aventureiros que buscam uma experiência mais única, você também pode considerar pegar uma carona até Angra dos Reis ou uma carona para Mangaratiba e depois seguir de barco para Ilha Grande.

Muitas vezes, os moradores locais e outros viajantes oferecem caronas no nosso aplicativo e estas viagens costumam ser uma opção mais econômica.

O que fazer em Ilha Grande: 10 Lugares Imperdíveis

A Ilha Grande é um verdadeiro paraíso ecológico, repleta de trilhas, praias paradisíacas, cachoeiras impressionantes e uma rica biodiversidade.

Por isso, separamos 10 lugares da Ilha que você não pode deixar de incluir no seu roteiro!

1. Praia de Lopes Mendes

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia Lopes Mendes é um espetáculo à parte. Com seus 3 km de extensão de areia branca e fina, banhada por águas cristalinas e cercada por vegetação, esta praia cativa os visitantes com sua beleza intocada.

É o lugar perfeito para relaxar sob o sol, fazer uma caminhada revigorante pela costa ou até mesmo surfar nas ondas que quebram suavemente na praia.

O que Fazer em Ilha Grande
Praia Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

2. Pico do Papagaio

Para os amantes da natureza e trilhas, o desafio de subir o Pico do Papagaio é recompensado com uma vista panorâmica de tirar o fôlego. É uma experiência única, mas prepare-se para uma caminhada exigente.

Com seus 982 metros de altitude, esta montanha desafiadora oferece uma trilha emocionante. A subida íngreme pode ser exigente, mas a vista panorâmica do topo é simplesmente espetacular.

Do cume, os visitantes podem admirar as deslumbrantes paisagens da ilha, com suas praias, montanhas e florestas se estendendo até onde os olhos podem ver.

3. Lagoa Azul

Um verdadeiro santuário natural, a Lagoa Azul é um dos pontos mais famosos de Ilha Grande. Suas águas calmas e cristalinas, cercadas por formações rochosas e vegetação exuberante, criam o cenário perfeito para um dia de relaxamento e diversão.

A lagoa é um verdadeiro aquário natural, repleto de peixes coloridos e vida marinha que podem ser observados durante o snorkeling.

É um local ideal para nadar, fazer um piquenique à beira da água ou simplesmente contemplar a beleza da natureza ao seu redor.

4. Cachoeira da Feiticeira

Localizada em meio à Mata Atlântica, a Cachoeira da Feiticeira é um local bonito e refrescante para os viajantes que exploram Ilha Grande.

Após uma caminhada tranquila pela trilha, os visitantes são recebidos pelas águas cristalinas da cachoeira, que caem suavemente em uma piscina natural.

A cachoeira é o ambiente perfeito para dar um mergulho revigorante e para se reconectar com a natureza em um local sereno e tranquilo.

5. Praia do Aventureiro

Acessível apenas por trilha ou barco, a Praia do Aventureiro é um verdadeiro refúgio para aqueles que buscam paz e tranquilidade longe das multidões.

Com suas águas tranquilas e areias douradas, é o local ideal para relaxar, fazer um churrasco na praia ou simplesmente contemplar o pôr do sol.

A praia também é famosa por suas tartarugas marinhas, que frequentemente desovam em suas areias durante a temporada de reprodução.

O que Fazer em Ilha Grande
Praia do Aventureiro - Ilha Grande - RJ / Fonte: Wikimedia Commons

6. Praia de Dois Rios

Além de sua beleza natural, a Praia de Dois Rios possui um importante patrimônio histórico que atrai os viajantes interessados ​​em explorar a história da ilha.

As ruínas de um antigo presídio, que foi desativado na década de 1990, podem ser encontradas ao longo da praia, proporcionando uma fascinante visão do passado da ilha.

A praia também oferece um ambiente tranquilo e sereno, perfeito para relaxar e apreciar a paisagem intocada ao seu redor.

7. Saco do Céu

Com suas águas calmas e cristalinas, o Saco do Céu é um dos lugares mais pitorescos e charmosos de Ilha Grande.

Rodeado por montanhas cobertas de vegetação exuberante, este pequeno vilarejo de pescadores oferece uma atmosfera tranquila e relaxante, longe do agito das praias mais movimentadas.

É o local ideal para praticar esportes aquáticos, como caiaque ou stand-up paddle, ou simplesmente relaxar em uma das pousadas à beira-mar e apreciar a vista deslumbrante.

8. Praia Vermelha

Localizada próxima à Vila do Abraão, a Praia Vermelha é um refúgio tranquilo, ideal para aqueles que buscam escapar das multidões e desfrutar da beleza natural da ilha.

Com suas águas calmas e areias avermelhadas, é o local perfeito para um dia de relaxamento à beira-mar, longe do estresse e das preocupações da vida cotidiana.

Os visitantes podem nadar, levar lanches e bebidas fazer um piquenique na praia ou simplesmente relaxar sob o sol enquanto admiram a vista deslumbrante da Baía de Ilha Grande.

9. Gruta do Acaiá

Para os exploradores de cavernas e amantes da aventura, a Gruta do Acaiá é uma parada obrigatória em Ilha Grande.

Com suas impressionantes formações rochosas e águas cristalinas, esta gruta oferece uma experiência única de contato com a natureza subterrânea.

Os visitantes podem explorar as cavernas escuras e misteriosas, admirar as estalactites e estalagmites, e até mesmo nadar em suas águas cristalinas. É uma aventura emocionante que certamente deixará lembranças duradouras para você e sua família.

10. Piscina Natural de Caixa d'Água

Situada em uma pequena enseada, a Piscina Natural de Caixa d'Água é um tesouro escondido na Ilha Grande.

Com suas águas rasas e transparentes, é o local ideal para um mergulho relaxante e para observar a vida marinha local.

Os visitantes podem nadar, fazer snorkeling ou simplesmente relaxar nas águas calmas enquanto apreciam a beleza natural ao seu redor.

O que fazer em Ilha Grande: 8 Atividades Que Você Não Pode Perder

Para os amantes de natureza e aventura, Ilha Grande não vai desapontar.

O ecoturismo da ilha é referência, além de ser uma forma importante de contribuir para a conservação ambiental enquanto se desfruta da beleza e diversidade da Ilha Grande.

1. Mergulho com Cilindro

Ilha Grande é cercada por algumas das melhores áreas de mergulho do Brasil. Com visibilidade incrível, você pode explorar naufrágios e a vida marinha.

O que Fazer em Ilha Grande
Estrela do mar - Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

2. Passeio de Barco ao Redor da Ilha

Não há melhor maneira de apreciar a beleza da Ilha Grande do que por água. Um passeio de barco revelará praias escondidas, lagoas secretas e vistas espetaculares que não são acessíveis por terra.

3. Trilhas pela Mata Atlântica

Para aqueles que preferem terra firme, as numerosas trilhas da Ilha Grande oferecem uma ótima oportunidade de explorar a flora e a fauna local. As trilhas variam em dificuldade, garantindo algo para todos os níveis de aventura.

4. Observação de Golfinhos

Ilha Grande é lar de uma grande variedade de vida marinha, incluindo golfinhos que frequentemente nadam nas águas ao redor da ilha.

Faça um passeio de barco dedicado à observação de golfinhos e tenha a chance de ver esses magníficos animais em seu habitat natural, saltando e brincando nas ondas.

5. Stand-up Paddle

Explore as águas calmas e cristalinas ao redor de Ilha Grande de uma maneira única - em pé em uma prancha de stand-up paddle.

Esta atividade relaxante e divertida oferece uma maneira diferente de apreciar a beleza da ilha enquanto você desliza suavemente pelas águas tranquilas, observando a vida marinha abaixo de você.

6. Camping na Praia

Que tal passar uma noite sob as estrelas em uma das praias paradisíacas de Ilha Grande? Muitas praias da ilha permitem camping, oferecendo uma experiência única de acampamento à beira-mar.

Desfrute de um jantar ao ar livre, faça uma fogueira na praia e adormeça ao som das ondas quebrando suavemente na costa.

7. Observação de Pássaros

Ilha Grande é um paraíso para os observadores de pássaros, com uma grande variedade de espécies tropicais que habitam suas florestas e praias.

Faça uma caminhada pela mata ou simplesmente relaxe em uma praia tranquila e observe os pássaros coloridos que voam ao seu redor. Não se esqueça de trazer seus binóculos e câmera para capturar momentos únicos de avistamentos de aves.

8. Aulas de Surf

Aproveite as ondas perfeitas de Ilha Grande e participe de aulas de surf com instrutores locais experientes.

Tanto para iniciantes quanto para surfistas mais avançados, as praias da ilha oferecem condições ideais para aprender e aprimorar suas habilidades de surfe.

Divirta-se pegando algumas ondas e desfrute da emocionante atmosfera do surfe em um dos destinos mais bonitos do Brasil.

O que Fazer em Ilha Grande
Lagoa Azul - Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

O que comer na Ilha Grande: Explorando a gastronomia local

Após um dia cheio de aventuras, nada melhor do que aproveitar a culinária local. A sua visita não estaria completa sem experimentar a rica cultura e gastronomia da região.

Na vila de Abraão, o coração da ilha, você encontrará uma variedade de restaurantes e bares que oferecem uma verdadeira experiência gastronômica.

Os pratos típicos da região são baseados em frutos do mar frescos, capturados diariamente pelos pescadores locais, proporcionando uma explosão de sabores que refletem a essência marítima de Ilha Grande.

Os pratos típicos são baseados em frutos do mar, destacando-se a moqueca de peixe e o camarão no bafo, que são preparados com um sabor inigualável, refletindo a herança culinária da região.

Lá, você também poderá experimentar um peixe na folha de bananeira, que é uma maneira típica de preparar o peixe fresco da região, envolvendo-o em folhas de bananeira e assando-o lentamente sobre brasas, o que confere um sabor único e suculento.

Outro prato saboroso é o bobó de camarão, que combina camarões suculentos cozidos em um molho cremoso de mandioca, leite de coco e temperos locais, resultando em uma explosão de sabores tropicais.

A peixada Ilhagrandense é uma versão local da clássica peixada brasileira, este prato consiste em pedaços de peixe fresco cozidos lentamente em um molho rico de tomates, pimentões, cebolas e temperos regionais, servido com arroz branco e pirão.

Além de se deliciar com esses pratos deliciosos, é importante ficar de olho nos eventos culturais que acontecem ao longo do ano, como o Festival do Camarão que esse ano ocorrerá dos dias 9 a 11 de Agosto.

Este evento anual celebra a rica tradição pesqueira da ilha e oferece uma excelente oportunidade para os visitantes mergulharem na cultura local, degustarem iguarias frescas e desfrutarem de apresentações de música e dança típicas da região.

É uma experiência imperdível para quem quer conhecer verdadeiramente o espírito e o sabor de Ilha Grande.

O que Fazer em Ilha Grande
Corais - Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

Onde se hospedar na Ilha Grande: Dicas de acomodação

Na Ilha Grande, você encontrará uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes gostos e orçamentos, além de diferentes áreas da ilha e do continente para ficar.

1. Pousadas e Hostels

Ilha Grande oferece uma ampla seleção de pousadas e hostels, ideais para viajantes que procuram acomodações econômicas e um ambiente descontraído.

Essas opções são perfeitas para quem deseja conhecer outros viajantes e compartilhar experiências enquanto desfruta da beleza da ilha.

2. Hotéis e Resorts

Se você preferir um pouco mais de conforto e comodidade, há também uma variedade de hotéis e resorts em Ilha Grande.

Essas opções geralmente oferecem serviços e comodidades adicionais, como piscinas, restaurantes e spas, para garantir uma estadia relaxante e memorável na ilha.

3. Camping

Para os mais aventureiros e amantes da natureza, camping é uma opção popular em Ilha Grande.

Existem áreas designadas para camping em algumas praias da ilha, onde você pode montar sua barraca e acampar sob as estrelas, cercado pela beleza natural da ilha.

4. Aluguel de Casas e Bangalôs

Para uma experiência mais privativa e exclusiva, você também pode optar por alugar uma casa ou bangalô em Ilha Grande.

Há várias opções disponíveis, que variam de casas simples à beira-mar a bangalôs de luxo com vistas deslumbrantes.

5. Hospedagem em Comunidades Tradicionais

Você pode também pode hospedar-se em uma das comunidades tradicionais de pescadores da ilha, onde os moradores locais oferecem acomodações simples, mas autênticas, em suas casas.

Essa é uma ótima maneira de conhecer a cultura e o estilo de vida locais enquanto desfruta de uma hospitalidade genuína.

O que Fazer em Ilha Grande
Praia Lopes Mendes - Ilha Grande - RJ / Fonte: Canva

Preparando Sua Aventura: Dicas finais

Agora que você conhece as maravilhas e sabe tudo o que fazer em Ilha Grande tem a oferecer, está na hora de preparar sua viagem.

Não se esqueça de trazer protetor solar, calçados confortáveis para caminhada e, claro, sua câmera para capturar os momentos inesquecíveis que certamente irá viver.

Ao explorar as trilhas e praias, é importante manter-se nas rotas estabelecidas, levar todo o lixo produzido de volta e não interferir na fauna local. É importante ajudar a preservar o meio ambiente da região.

Mas, lembre-se, Ilha Grande é muito mais do que podemos descrever aqui. Cada canto desta ilha esconde histórias e segredos que apenas esperam para ser descobertos.

Pronto para iniciar sua própria aventura em um dos destinos mais fascinantes do Brasil?

Isabella Calvano

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies