O que fazer em Cuiaba

O que fazer em Cuiabá: Descubra as maravilhas naturais!

Índice de Conteúdo
  1. Como chegar em Cuiabá?
    1. De avião
    2. De ônibus
    3. De carro
  2. O que fazer em Cuiabá: Confira os melhores passeios e atrações
    1. Principais Pontos Turísticos: Igrejas e Monumentos
    2. Museus: Tesouros Culturais de Cuiabá
    3. Parques, Trilhas e Atividades na Natureza
    4. Atividades Noturnas e Gastronomia Local
    5. Mirantes para aproveitar a vista da região
  3. Onde se hospedar em Cuiabá?
    1. Opções no centro da cidade
    2. Alternativas econômicas nas proximidades
  4. Dicas extras para aproveitar sua visita em Cuiabá!
    1. Melhor época para visitar Cuiabá
  5. O que fazer em Cuiabá em 1 dia: Roteiro completo

Pensando em viajar de ônibus para Cuiabá, o coração do Mato Grosso?

Seja para explorar a rica cultura local, aventurar-se na Chapada dos Guimarães ou mergulhar na biodiversidade do Pantanal, aqui estão todas as formas de chegar à cidade e dicas sobre o que fazer em Cuiabá!

O que fazer em Cuiaba
Cuiabá, MT / Fonte: iStock

Como chegar em Cuiabá?

De avião

Para quem busca rapidez e conforto, chegar a Cuiabá de avião é a melhor opção. O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado a apenas 10 km do centro da cidade, recebe voos diários das principais capitais brasileiras.

Várias companhias aéreas oferecem conexões frequentes, tornando esta a maneira mais eficiente de chegar à cidade.

De ônibus

Para quem busca uma opção confiável e acessível, viajar de ônibus é uma excelente escolha.

A rodoviária de Cuiabá é o principal ponto de chegada, atendendo a diversas viações que conectam a cidade a vários destinos nacionais.

Você pode facilmente adquirir sua passagem de ônibus online ou diretamente no terminal, com várias opções de horários e serviços.

De carro

Viajar de carro para Cuiabá é uma excelente opção para quem deseja mais flexibilidade e a oportunidade de apreciar as belas paisagens brasileiras.

As estradas estão em boas condições, e a viagem pode ser uma aventura por si só, com paradas em cidades charmosas e pontos turísticos ao longo do caminho.

Mas se você está em busca de uma opção mais econômica e gosta de conhecer novas pessoas, viajar de carona é uma excelente escolha.

Você pode pegar uma carona para Cuiabá pode ser uma maneira divertida e amigável de chegar à cidade, além de ser uma escolha mais sustentável.

Seja qual for o meio de transporte escolhido, Cuiabá aguarda com suas atrações únicas e uma calorosa recepção. Planeje com antecedência, prepare sua câmera e venha explorar tudo o que essa incrível cidade tem a oferecer!

O que fazer em Cuiabá: Confira os melhores passeios e atrações

Principais Pontos Turísticos: Igrejas e Monumentos

1. Centro Histórico de Cuiabá

Comece sua jornada explorando o Centro Histórico de Cuiabá. Caminhe pelas ruas de paralelepípedos e admire a arquitetura colonial preservada, visitando locais como a Igreja do Rosário e São Benedito e o Museu Histórico de Mato Grosso.

Não deixe de passear pela Praça da República, um ponto de encontro vibrante tanto para locais quanto para turistas. Além de caminhar por suas ruas históricas, visite o antigo Palácio do Governo, hoje um museu que narra a história política da região.

As fachadas dos casarões e igrejas contam histórias de um passado colonial, enquanto os mercados e feiras de rua mostram o pulsar da vida contemporânea.

O que fazer em Cuiaba
Igreja no centro de Cuiabá, MT / Fonte: iStock

2.Igreja do Rosário e São Benedito

Esta igreja é um modelo da arquitetura colonial brasileira, com detalhes barrocos e uma história que remonta a séculos. Ela é mais do que um local de culto; é um testemunho das tradições religiosas e culturais que moldaram Cuiabá. Não deixe de dar uma passadinha para apreciar a bela arquitetura do local.

3. Praça da República

O coração de Cuiabá, a Praça da República é o ponto de encontro ideal para experimentar a vibrante cultura da região.

Ainda no centro histórico, a praça é sede para feiras artesanais, apresentações musicais e eventos culturais frequentes, é um local onde a história encontra a modernidade.

4. Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Essa imponente catedral, com sua fachada neoclássica e interior ricamente decorado, não é apenas um marco religioso, mas também um centro da vida comunitária.

Suas missas e eventos são momentos de união e expressão cultural.

5. Palácio da Instrução

Este notável edifício, com sua fachada imponente e interior elegante, é um centro de cultura e educação.

O museu abriga exposições que retratam a rica tapeçaria cultural do Mato Grosso, enquanto a biblioteca é um tesouro de conhecimento.

Museus: Tesouros Culturais de Cuiabá

1. Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Situado na belíssima Igreja do Bom Despacho, este museu abriga uma coleção fascinante de arte sacra, incluindo esculturas, pinturas e artefatos religiosos, cada um contando uma história sobre a fé e a história do Mato Grosso.

2. Museu Rondon

Dedicado à vida e obra do Marechal Rondon, uma figura chave na história do Brasil, este museu é uma janela para a história indígena e a exploração do interior do país. Aqui, você encontrará exposições sobre as expedições de Rondon e seu trabalho com as comunidades indígenas.

3. Museu Histórico de Mato Grosso

Este museu, alojado em um antigo palácio governamental, apresenta uma rica coleção que explora a história política, social e cultural do Mato Grosso, desde a era colonial até os dias atuais.

4. Museu do Morro da Caixa D'Água Velha

Este museu único está localizado em uma antiga caixa d'água construída no século XIX. Ele abriga exposições de arte contemporânea e histórica, oferecendo um contraste fascinante entre o antigo e o moderno.

5. Museu do Rio

Localizado às margens do Rio Cuiabá, este museu é dedicado à relação da cidade com o rio. Aqui, você pode aprender sobre a ecologia do rio, a pesca e a importância do rio para o desenvolvimento de Cuiabá.

6. Museu da Imagem e do Som de Cuiabá

Para os entusiastas da fotografia e do cinema, este museu oferece uma coleção impressionante de fotografias, filmes e gravações de som que documentam a rica cultura e história de Cuiabá e do Mato Grosso.

Parques, Trilhas e Atividades na Natureza

1. Parque Mãe Bonifácia

Este parque é um santuário verde no meio da cidade, perfeito para quem busca trilhas tranquilas e a chance de observar a rica fauna e flora do cerrado. Com áreas de piquenique e playgrounds, é ideal para aproveitar um dia ou uma tarde de domingo em família

2. Chapada dos Guimarães

O que fazer em Cuiaba
Chapada dos Guimarães, MT / Fonte: iStock

A aproximadamente 60 km de Cuiabá, este parque nacional é um paraíso para os amantes da natureza. Explore suas trilhas, descubra cachoeiras escondidas e admire as vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A Chapada é também um local repleto de histórias e lendas, aumentando o seu encanto.

3. Parque das Águas

Um oásis urbano, este parque oferece um espaço sereno para caminhadas, prática de esportes ou simplesmente relaxar ao lado de suas fontes e lagos. À noite, o parque ganha vida com um espetáculo de luzes na fonte.

4. Parque Zé Bolo Flô

Localizado um pouco mais afastado do centro da cidade, este parque é um tesouro escondido. Com trilhas que serpenteiam por paisagens pitorescas e áreas para churrasco, é um local perfeito para um dia de aventura e relaxamento.

5. Pantanal Norte

O que fazer em Cuiaba
Pantanal, MT / Fonte: iStock

Uma viagem a Cuiabá não estaria completa sem uma visita ao Pantanal Norte. Um dos ecossistemas mais ricos e preservados do mundo, o Pantanal é perfeito para quem busca experiências de ecoturismo e a observação da vida selvagem.

Conhecido por ser uma das maiores áreas úmidas do planeta, o Pantanal oferece safáris fotográficos onde você pode avistar jacarés, capivaras, tucanos e, se tiver sorte, a onça-pintada. Os passeios de barco ao pôr do sol são uma experiência mágica.

Atividades Noturnas e Gastronomia Local

1. Vida Noturna Vibrante

A noite em Cuiabá é uma celebração da cultura e da alegria. O bairro da Praça Popular é o coração da vida noturna, com uma variedade de bares e casas noturnas que oferecem desde música ao vivo até DJs tocando os últimos sucessos.

Para os amantes da dança, o Malcom Pub é o lugar perfeito para se soltar e dançar a noite toda. Com uma atmosfera vibrante, é uma maneira divertida de mergulhar na cultura local.

Ditado Popular é uma outra opção de bar que oferece uma experiência autêntica com música ao vivo, servindo os melhores petiscos regionais e cervejas artesanais. É o lugar ideal para quem quer desfrutar de uma noite relaxante com amigos.

2. Gastronomia: Sabores Únicos do Cerrado

A culinária cuiabana é uma fusão deliciosa de influências indígenas, africanas e portuguesas. Listamos abaixo alguns dos pratos populares da região que você não pode deixar de provar!

  • Peixe Moqueado no Mercado do Porto: Visitar o Mercado do Porto é uma experiência cultural e gastronômica. Aqui, você pode saborear o peixe moqueado, um prato típico feito com peixe fresco defumado, uma verdadeira delícia local.
  • Arroz de Cuxá: Não deixe de provar o arroz de cuxá, um prato feito com camarão, verduras e especiarias, oferecendo um sabor único que é a marca da culinária do Mato Grosso.
  • Farofa de Banana: Este acompanhamento simples, mas saboroso, é feito com bananas da terra fritas e misturadas à farofa. É perfeito para acompanhar pratos de carne ou peixe.
  • Empadão Goiano na Praça da Mandioca: Para uma experiência culinária mais casual, a Praça da Mandioca é o lugar. Aqui, você pode provar o empadão goiano, uma torta recheada com frango, queijo, guariroba e outros ingredientes que fazem deste prato uma delícia.
  • Doces Regionais: Para os amantes de doces, as confeitarias e docerias locais oferecem uma variedade de guloseimas tradicionais, como bolo de arroz e pamonha, que são a maneira perfeita de terminar qualquer refeição.

Mirantes para aproveitar a vista da região

1. Mirante do Centro Geodésico

O que fazer em Cuiaba
Chapada dos Guimarães, MT / Fonte: iStock

Situado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, este mirante é único, pois marca o ponto central da América do Sul.

A vista daqui é simplesmente espetacular, abrangendo o vasto horizonte da Chapada, com suas formações rochosas e vegetação típica do cerrado. É o local perfeito para fotografias panorâmicas e para contemplar a grandiosidade da natureza.

2. Mirante da Cachoeira Véu de Noiva

O que fazer em Cuiaba
Cachoeira Véu da Noiva, MT / Fonte: Canva

Essa cachoeira, uma das mais altas e belas do Brasil, é uma visão que merece ser admirada. O mirante oferece uma visão clara da queda d'água que desce pelas rochas em um espetáculo majestoso. A melhor parte é o som relaxante da água e a sensação de estar diante de uma das maravilhas naturais do país.

3. Mirante da Casca D'anta

Embora localizado um pouco mais distante, no Parque Nacional da Serra da Canastra, este mirante é um destino que vale a viagem.

A Cachoeira Casca D'anta é uma das mais icônicas da região, e do mirante, você pode admirar sua imponente queda d'água. Rodeado pela paisagem singular da Serra da Canastra, este local é ideal para os amantes da natureza e fotografia.

4. Mirante do Morro dos Ventos

Este mirante, mais próximo de Cuiabá, oferece uma vista panorâmica do Rio Cuiabá e de parte da cidade.

É um local especialmente encantador durante o pôr do sol, quando os tons dourados do céu refletem nas águas do rio.

5. Mirante da Ponte de Ferro

Localizado na própria cidade de Cuiabá, este mirante é parte de uma antiga ponte ferroviária. Oferece uma visão urbana única, mesclando elementos históricos com a paisagem moderna da cidade.

Onde se hospedar em Cuiabá?

Quando planejar sua visita a Cuiabá, é importante considerar as opções de hospedagem disponíveis na cidade.

Cuiabá oferece uma variedade de opções de acomodação no centro da cidade e em suas proximidades, atendendo aos diferentes gostos e orçamentos dos visitantes.

Lembre-se de fazer uma pesquisa para comparar os preços, serviços e localizações das diferentes opções na cidade.

Assim, você poderá escolher a melhor opção de acordo com suas preferências e necessidades durante sua estadia em Cuiabá.

O que fazer em Cuiaba
Cuiabá, MT / Fonte: iStock

Opções no centro da cidade

No centro de Cuiabá, você encontrará uma concentração de hotéis e pousadas que oferecem acesso fácil às principais atrações da cidade.

Essa região é ideal para quem deseja estar perto de restaurantes, lojas e pontos turísticos, como a Praça da República e a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Os hotéis no centro da cidade variam desde opções mais luxuosas até estabelecimentos mais simples e econômicos.

Alguns oferecem comodidades como piscinas, academias e restaurantes em suas instalações. É recomendado verificar as avaliações de outros hóspedes antes de fazer sua reserva, para garantir uma estadia agradável e satisfatória.

Alternativas econômicas nas proximidades

Se você está buscando opções mais econômicas, pode considerar se hospedar nas proximidades do centro de Cuiabá.

Nessas áreas, é possível encontrar pousadas e hotéis de preço mais acessível, sem abrir mão do conforto e qualidade.

Existem opções de hospedagem nas regiões próximas ao centro, como os bairros do Verdão e do Bosque da Saúde.

Essas localidades oferecem tranquilidade e proximidade com as áreas verdes da cidade, como o Parque das Águas e o Parque Mãe Bonifácia. É uma ótima alternativa para quem deseja desfrutar da natureza e ao mesmo tempo economizar na hospedagem.

Dicas extras para aproveitar sua visita em Cuiabá!

Melhor época para visitar Cuiabá

  • Clima Ideal: Cuiabá é conhecida por seu clima tropical, com altas temperaturas predominando a maior parte do ano. A melhor época para visitar, especialmente se você planeja explorar as maravilhas ao ar livre da região, é entre maio e setembro. Durante esses meses, o clima fica mais seco e as temperaturas são ligeiramente mais baixas, tornando as atividades ao ar livre mais confortáveis.
  • Evite o Calor Extremo: Se possível, evite os meses mais quentes e úmidos, de outubro a abril, quando as temperaturas podem ser bastante elevadas. Esse período também corresponde à estação chuvosa, o que pode interferir em alguns passeios, especialmente na Chapada dos Guimarães e no Pantanal.
  • Planeje para Festivais e Eventos Locais: Verifique o calendário de eventos de Cuiabá antes de sua viagem. A cidade tem uma rica cultura, e participar de festivais locais pode ser uma experiência enriquecedora. Festas juninas, eventos culturais e celebrações regionais são ótimas oportunidades para vivenciar a cultura local.
  • Visita ao Pantanal: Se o Pantanal está em sua lista, o período de seca (maio a setembro) é ideal para observar a vida selvagem, já que a água recua e os animais se reúnem em torno dos corpos d'água restantes.
  • Roupas e Acessórios: Não importa a época do ano, lembre-se de trazer roupas leves e confortáveis. Protetor solar, chapéu e óculos de sol são essenciais. Se estiver planejando caminhadas ou visitas a áreas naturais, inclua também um repelente de insetos e um par de sapatos confortáveis para trilhas.
  • Hidratação é Fundamental: Devido ao clima quente, manter-se hidratado é crucial. Certifique-se de carregar uma garrafa de água durante suas explorações pela cidade e nos passeios ao ar livre.
O que fazer em Cuiaba
Pantanal, MT / Fonte: Canva

O que fazer em Cuiabá em 1 dia: Roteiro completo

Se você tem apenas um dia para explorar Cuiabá, aqui está um roteiro dinâmico e repleto de descobertas para aproveitar ao máximo sua estadia na capital do Mato Grosso.

Mas certifique-se de acordar cedo para poder aproveitar o dia ao máximo.

Manhã: Descoberta Cultural no Centro Histórico

  • Café da Manhã na Praça da República Comece seu dia com um delicioso café da manhã em um dos cafés da Praça da República, um local vibrante e cheio de energia.
  • Visita à Igreja do Rosário e São Benedito e Catedral Metropolitana Após o café, caminhe até a Igreja do Rosário e São Benedito para admirar sua arquitetura colonial. Em seguida, visite a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá para contemplar seu esplendor arquitetônico.
  • Passeio pelo Centro Histórico Explore as ruas de paralelepípedos do Centro Histórico, admirando os casarões coloniais e visitando o Museu Histórico de Mato Grosso.

Tarde: Natureza e Relaxamento

  • Almoço no Mercado do Porto Desfrute de um almoço típico cuiabano no Mercado do Porto, experimentando pratos locais como o peixe moqueado ou o arroz de cuxá.
  • Visita ao Parque Mãe Bonifácia Após o almoço, dirija-se ao Parque Mãe Bonifácia para uma caminhada relaxante, observando a fauna e flora locais.
  • Passeio ao Parque das Águas Continue seu contato com a natureza no Parque das Águas, um lugar perfeito para caminhar, relaxar e talvez até fazer um piquenique.

Noite: Vida Noturna e Gastronomia

  • Jantar na Praça Popular Retorne à cidade para um jantar na Praça Popular, conhecida por seus diversos restaurantes e bares. Escolha um local que lhe agrade para saborear a culinária local.
  • Passeio Noturno e Sobremesa Após o jantar, aproveite para passear pela Praça, absorvendo a atmosfera animada. Não deixe de provar uma sobremesa típica em uma das confeitarias locais.
  • Encerramento do Dia Encerre seu dia com uma caminhada tranquila ou relaxando em um dos bares ou cafés da Praça, refletindo sobre as experiências do dia em Cuiabá.

Isabella Calvano

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies