Bonito, MS

Dicas para Fazer Mochilão no Brasil

Índice de Conteúdo
  1. O que é mochilar?
  2. Passo a passo para planejar um mochilão
  3. O que levar para um mochilão?
  4. Melhores Destinos no Brasil para fazer um Mochilão
    1. No Sul
    2. No Sudeste
    3. No Centro-Oeste
    4. No Nordeste
    5. No Norte

Você já ouviu falar dos mochileiros? Não?!

Eles são aventureiros com uma abordagem única para viajar. Os mochileiros buscam experiências além dos roteiros turísticos tradicionais, preferindo uma jornada sem um planejamento rígido, o que lhes permite fazer descobertas ao longo do caminho.

Se você se identifica com esse estilo de viagem ou está pensando em planejar sua própria aventura como mochileiro, este artigo é para você!

Vamos explorar dicas essenciais para planejar uma viagem desse tipo e também destacar os melhores destinos para mochilões com a BlaBlaCar.

O que é mochilar?

Os mochileiros são viajantes que abraçam a flexibilidade e a economia como princípios fundamentais de suas jornadas. Eles se concentram em explorar novos destinos, conhecer pessoas e acumular experiências autênticas.

Diferentemente dos turistas convencionais, os mochileiros não se prendem a roteiros rígidos e muitas vezes evitam os pontos turísticos tradicionais.

Esses viajantes têm um forte desejo de se conectar com as comunidades locais, mergulhar na cultura de cada lugar que visitam e conhecer tanto os habitantes locais quanto outros viajantes.

Além disso, os mochileiros são adeptos do minimalismo, carregando apenas o essencial em suas mochilas e optando por acomodações econômicas, como pousadas e hostels compartilhados.

Como suas viagens muitas vezes são longas, durando semanas ou até meses, eles se concentram em economizar em todos os aspectos, desde alimentação até hospedagem e atividades.

A essência do mochilão está na liberdade de explorar o mundo de maneira autêntica, na disposição para se adaptar às circunstâncias e na busca por experiências significativas.

Para muitos mochileiros, essa forma de viajar se torna um estilo de vida, passando anos nas estradas e sempre em busca de novas aventuras.

Mochilão Brasil
Mochilão Brasil / Fonte: Unsplash

Passo a passo para planejar um mochilão

  1. Escolher o destino: Comece escolhendo os lugares que deseja visitar. Pode ser uma região específica, um país ou até mesmo um continente. Faça pesquisas sobre as atrações, clima, cultura, custo de vida e opções de transporte nos locais escolhidos.
  2. Estabelecer um orçamento: Defina o seu orçamento para a viagem, levando em consideração os gastos com transporte, hospedagem, alimentação, atividades e despesas extras. Ter uma ideia clara dos custos é essencial para planejar de forma realista e evitar surpresas desagradáveis durante a viagem.
  3. Escolher a época da viagem: Considere a época do ano em que deseja viajar, levando em conta o clima nos destinos escolhidos e a possibilidade de alta ou baixa temporada, o que pode afetar os preços e a lotação de lugares turísticos. Além disso, a época determinará o que você deve incluir em sua bagagem.
  4. Reservar: Em destinos muito concorridos ou durante períodos de alta demanda, é aconselhável fazer reservas antecipadas para garantir melhores preços e evitar contratempos.
  5. Preparar a documentação: Certifique-se de que seus documentos estejam atualizados. Além disso, faça cópias dos documentos importantes para garantir a segurança.
  6. Montar a mochila: Elabore uma lista do que levar na mochila, dando prioridade aos itens essenciais, como roupas versáteis e leves, produtos de higiene pessoal, um kit de primeiros socorros, adaptadores de tomada, documentos e outros itens essenciais para a sua viagem.
  7. Embarcar no seu mochilão!!

Lembre-se de estar aberto a mudanças, embora seja útil ter um plano inicial, a flexibilidade é a chave do mochilão. Esteja preparado para ajustar o roteiro, adicionar ou remover destinos à medida que a viagem progride e novas oportunidades surgem.

O que levar para um mochilão?

  • Mochila adequada: Escolha uma mochila resistente, confortável e do tamanho certo para acomodar seus pertences. Uma mochila com compartimentos organizados pode ser extremamente útil.
  • Roupas versáteis: Leve roupas leves, confortáveis e adequadas ao clima do seu destino. Priorize peças que possam ser facilmente combinadas entre si. Não esqueça de incluir roupas íntimas e trajes específicos para atividades planejadas, como roupas de banho ou roupas esportivas.
  • Artigos de higiene pessoal: Carregue itens básicos de higiene, como escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, shampoo, desodorante, além de itens como papel higiênico, toalhas e absorventes.
  • Kit de primeiros socorros: Monte um kit com curativos, analgésicos, antissépticos, medicamentos pessoais, repelente de insetos e protetor solar.
  • Eletrônicos e Acessórios: carregador portátil, adaptadores de tomada e fones de ouvido podem ser úteis!

Melhores Destinos no Brasil para fazer um Mochilão

No Sul

Armação - Florianópolis, SC
Armação - Florianópolis, SC / Fonte: Unsplash

Florianópolis, SC

Florianópolis combina belas praias, natureza exuberante e vida noturna animada. Visite praias como Campeche e Joaquina para o surfe, explore a Lagoa da Conceição e aventure-se nas trilhas da Ilha da Magia.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba / Fonte: Unsplash

Curitiba, PR

Curitiba é conhecida por sua organização e atrações culturais. Visite o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e explore o charmoso bairro de Santa Felicidade, conhecido por sua gastronomia italiana.

No Sudeste

Rio de Janeiro, RJ

O Rio de Janeiro é uma cidade incrível para fazer um mochilão! Além das famosas praias de Copacabana e Ipanema, você pode explorar bairros históricos como Santa Teresa, desfrutar de trilhas emocionantes no Parque Nacional da Tijuca e mergulhar na cena cultural do Centro Histórico.

Rio de Janeiro, RJ
Pão de Açúcar - Rio de Janeiro, RJ / Fonte: Unsplash

São Paulo, SP

São Paulo é ideal para quem gosta de atividades culturais. A Av. Paulista oferece uma infinidade de opções culturais e gastronômicas. Visite também o Mercado Municipal e a Liberdade para uma autêntica experiência gastronômica e cultural japonesa.

São Paulo
Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira - São Paulo / Fonte: Unsplash

Belo Horizonte, MG

Belo Horizonte é um excelente ponto de partida para mochileiros. A Lagoa da Pampulha, o Mercado Central com a deliciosa culinária mineira e a Praça da Liberdade são lugares que você não pode perder. A cidade oferece uma autêntica experiência de mochilão com sua cultura vibrante.

Belo Horizonte, MG
Belo Horizonte, MG / Fonte: Unsplash

No Centro-Oeste

Bonito, MS
Imagem Aérea em Bonito, MS / Fonte: Unsplash

Bonito, MS

Bonito é um destino de ecoturismo imperdível no Brasil. Explore as águas cristalinas dos rios, faça mergulhos em cavernas subaquáticas e conheça a fauna e flora exuberantes da região. Uma experiência única para os amantes da natureza.

No Nordeste

Salvador, BA

Salvador é um tesouro cultural para os mochileiros. O Pelourinho e as praias de Rio Vermelho e o Farol da Barra são destinos imperdíveis. Explore também o Mercado Modelo e experimente a rica culinária baiana, com destaque para a moqueca capixaba.

Salvador, BA
Salvador, BA / Fonte: Unsplash

Fortaleza, CE

Fortaleza é um paraíso para os amantes de praias. Com sua orla deslumbrante, incluindo a Praia de Iracema e a Praia do Futuro, a cidade oferece uma experiência relaxante. Aproveite também para explorar o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e experimentar a deliciosa culinária nordestina.

Fortaleza, CE
Fortaleza, CE / Fonte: Unsplash

No Norte

Amazonas, Brasil
Amazonas, Brasil / Fonte: Unsplash

Manaus, AM

Manaus é a porta de entrada para a Amazônia. Faça um mochilão pela selva tropical, faça passeios de barco pelo Rio Negro e visite o famoso Teatro Amazonas. Uma experiência única para quem busca aventura e contato com a natureza.

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies