Cinto de segurança

5 curiosidades sobre o cinto de segurança que você não sabia

Índice de Conteúdo
  1. 1. Os primeiros carros não possuíam cinto de segurança
  2. 2. O cinto protege os passageiros entre 45 e 75%
  3. 3. 'Cinto inflável’ é a nova tendência para o cinto de três pontas
  4. 4. A lei do cinto de segurança obrigatório completa 27 anos!
  5. 5. Cada vez mais pessoas usam o cinto de segurança!

O cinto de segurança é o melhor companheiro de viagem que podemos ter. Muito mais do que um acessório obrigatório, ele é um verdadeiro salva-vidas, reduzindo significativamente os riscos de acidentes e garantindo mais segurança para motoristas e passageiros.

Você sabia que o cinto de segurança tem uma longa história e que sua invenção revolucionou a segurança no trânsito? Ou que há diferenças importantes entre os cintos de segurança utilizados nos carros de passeio e nos aviões?

Para que você saiba um pouco mais sobre este item indispensável para qualquer viagem de carro, reunimos algumas curiosidades interessantes sobre ele.


🚌 Ganhe 20% OFF na sua próxima viagem de ônibus! 👇

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Newsletter

E se você está planejando uma viagem de carona e quer garantir não só sua segurança, mas também uma jornada mais econômica e sustentável, que tal compartilhar uma carona pelo app da BlaBlaCar?

Viajar de forma mais acessível e consciente nunca foi tão fácil! 🚗💙

Confira agora as curiosidades sobre o cinto de segurança e aproveite para planejar sua próxima carona!

Cinto de segurança
Cinto de segurança / Fonte: iStock

1. Os primeiros carros não possuíam cinto de segurança

Isso mesmo, o carro e o cinto de segurança não são invenções que nasceram juntas, mas, afinal, quem inventou o cinto de segurança?

Na década de 1880, quando os engenheiros alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler colocaram nas ruas os primeiros veículos movidos a gasolina, o equipamento para manter a segurança dos ocupantes ainda não era prioridade.

Apenas 10 anos depois o cinto teria sido usado pela primeira vez por pilotos que disputavam uma corrida entre Paris e Marselha, na França.

Em 1903, um francês chamado Gustave Désiré Liebau patenteou a invenção, e apenas na década de 1950 o cinto começou a ser fabricado com os veículos, mas o modelo ainda era simples, de duas pontas.

Foi o engenheiro da Volvo Nils Bohlin quem inventou o cinto de três pontas em 1959.

2. O cinto protege os passageiros entre 45 e 75%

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, quem viaja no banco da frente fica até 45% mais protegido se usar o cinto.

Onibus BlaBlaCar

Este índice aumenta para 75% se o viajante estiver usando o cinto no banco de trás (dados válidos para o cinto de 3 pontas). Então usar o cinto é uma ótima ideia, né pessoal?

3. 'Cinto inflável’ é a nova tendência para o cinto de três pontas

Cinto de segurança
Cinto inflável Ford

O cinto de três pontas criado por Nils Bohlin em 1959 é uma invenção tão maravilhosa que poucas alterações foram feitas nela desde então, apenas algumas adaptações ergométricas para que ele se ajuste de forma melhor ao nosso corpo.

Recentemente, a Ford lançou também um cinto ‘inflável’, que é uma mistura de airbag com cinto de segurança.


Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Newsletter

Ele infla em caso de colisão e deixa o ocupante do carro protegido de eventuais lesões que poderiam ser causadas pelo impacto.

4. A lei do cinto de segurança obrigatório completa 27 anos!

Desde 1997, a legislação brasileira defende o uso do cinto. Abrir mão dele em suas viagens é infração grave e pode gerar multa! Ou seja, use o cinto para proteger seu corpo e seu bolso!

Esta lei resultou em uma diminuição significativa no número de mortes e lesões em acidentes de trânsito.

5. Cada vez mais pessoas usam o cinto de segurança!

Entre 2014 e 2016, o número de pessoas usando o cinto de segurança no banco de trás nas rodovias paulistas subiu de 46 para 65%.

É um aumento bom, mas ainda é pouco.

Venha viajar com a gente e não esqueça do cinto de segurança!

viagem de carro na estrada carona blablacar
Viagem de carro com sinto de segurança de carona BlaBlaCar / Canva

O cinto de segurança é um item simples, mas essencial, que salva milhões de vidas todos os anos. Ao longo da história, ele evoluiu e se tornou um dos principais aliados da segurança no trânsito, reforçando a importância de sempre utilizá-lo corretamente em qualquer trajeto, seja curto ou longo.

E falando em viajar com segurança, que tal aproveitar para compartilhar uma carona pelo app da BlaBlaCar? Além de reduzir custos e contribuir para um trânsito mais sustentável, você ainda pode conhecer novas pessoas e tornar sua viagem muito mais agradável.

Agora que você já conhece algumas curiosidades sobre o cinto de segurança, lembre-se: antes de dar a partida, aperte o cinto e curta o caminho com tranquilidade! 🚗💙

Rating: 4.89 (138 votes)
Bruna Diniz

Bruna Diniz

Apaixonada por viagens e histórias, gosto de compartilhar dicas, roteiros e inspirações para quem ama explorar novos destinos!


🚌 Ganhe 20% OFF na sua próxima viagem de ônibus! 👇

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.
Newsletter

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua pontuação: Útil

Sobe