O cinto de segurança é o melhor companheiro de viagem que podemos ter.
Para que você saiba um pouco mais sobre este item que não pode faltar em suas viagens de carro, listamos algumas curiosidades sobre ele.
1. Os primeiros carros não possuíam cinto de segurança
Isso mesmo, o carro e o cinto de segurança não são invenções que nasceram juntas.
Na década de 1880, quando os engenheiros alemães Karl Benz e Gottlieb Daimler colocaram nas ruas os primeiros veículos movidos a gasolina, o equipamento para manter a segurança dos ocupantes ainda não era prioridade.
Apenas 10 anos depois o cinto teria sido usado pela primeira vez por pilotos que disputavam uma corrida entre Paris e Marselha, na França.
Em 1903, um francês chamado Gustave Désiré Liebau patenteou a invenção, e apenas na década de 1950 o cinto começou a ser fabricado com os veículos, mas o modelo ainda era simples, de duas pontas.
Foi o engenheiro da Volvo Nils Bohlin quem criou o cinto de três pontas em 1959.
2. O cinto protege os passageiros entre 45 e 75%
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, quem viaja no banco da frente fica até 45% mais protegido se usar o cinto.
Este índice aumenta para 75% se o viajante estiver usando o cinto no banco de trás (dados válidos para o cinto de 3 pontas). Então usar o cinto é uma ótima ideia, né pessoal?
3. 'Cinto inflável’ é a nova tendência para o cinto de três pontas
O cinto de três pontas criado por Nils Bohlin em 1959 é uma invenção tão maravilhosa que poucas alterações foram feitas nela desde então, apenas algumas adaptações ergométricas para que ele se ajuste de forma melhor ao nosso corpo.
Recentemente, a Ford lançou também um cinto ‘inflável’, que é uma mistura de airbag com cinto de segurança.
Ele infla em caso de colisão e deixa o ocupante do carro protegido de eventuais lesões que poderiam ser causadas pelo impacto.
4. A lei do cinto completa 27 anos!
Desde 1997, a legislação brasileira defende o uso do cinto. Abrir mão dele em suas viagens é infração grave e pode gerar multa! Ou seja, use o cinto para proteger seu corpo e seu bolso!
Esta lei resultou em uma diminuição significativa no número de mortes e lesões em acidentes de trânsito.
5. Cada vez mais pessoas usam o cinto de segurança!
Entre 2014 e 2016, o número de pessoas usando o cinto de segurança no banco de trás nas rodovias paulistas subiu de 46 para 65%.
É um aumento bom, mas ainda é pouco.
Venha viajar com a gente e não esqueça do cinto de segurança!
Deixe um comentário
Posts Relacionados