Os perfis online da BlaBlaCar inspiram mais confiança do que colegas e vizinhos. Saiba mais!

Uma pesquisa publicada pela New York University Stern e pela BlaBlaCar ressalta a forma como a internet está mudando a confiança entre as pessoas. O estudo, escrito pelo professor da NYU Arun Sundararajan, autor do livro The Sharing Economy, e pelo fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, analisou respostas de 18.289 membros da nossa comunidade de 11 países[1] para medir o nível de confiança entre as pessoas no ambiente online antes de se conhecerem pessoalmente.
Intitulado “Entrando na era da confiança” (Entering the Trust Age), o estudo mostra que os participantes confiam mais em pessoas com perfil online completo na BlaBlaCar do que em colegas e vizinhos. O nível de confiança entre membros da nossa comunidade é próximo àquele que se estabelece com amigos e família:
Os participantes depositam altos níveis de confiança em…
- 94% - membros da família
- 92% - amigos
- 88% - membros da BlaBlaCar com perfil online completo
- 58% - colegas
- 42% - vizinhos
- 16% - contatos na rede social
Um novo comportamento está nascendo
A pesquisa mostra a tendência de uma mudança de comportamento em larga escala, e explica como plataformas online estão criando confiança em grandes proporções. A interconectividade e as ferramentas online estão permitindo às pessoas a acumulação de “capital de confiança”, criado a partir da identidade do seu perfil e de informações como avaliações de múltiplas interações que acontecem fora do ambiente online.
Como resultado, a confiança pode ser medida instantaneamente a partir de um perfil online, mesmo que as pessoas envolvidas nunca tenham se encontrado, colocando os indivíduos no centro de uma enorme rede de confiança, e abrindo uma gama de oportunidades para colaboração entre as pessoas, como o compartilhamento de viagens ou o aluguel de acomodações a curto prazo.
Quem compartilha uma vez, compartilha sempre
Além disso, a pesquisa avalia que a confiança estabelecida a partir de uma única experiência e um indivíduo tem um efeito positivo em todo o setor da economia compartilhada. Quase metade dos entrevistados (48%) declara que compartilhar viagens fez com que eles se sentissem mais abertos a outras pessoas. Ao mesmo tempo, aqueles que já dividiram a viagem pelo menos uma vez se sentem três vezes mais propensos a experimentar outras atividades de economia compartilhada do que aqueles que nunca passaram pela experiência.
O levantamento destaca ainda seis iniciativas que podem ser adotadas pelas plataformas para fomentar a confiança online em suas comunidades:
- Informação declarada no perfil
- Avaliações
- Vincular compromissos financeiros
- Base de níveis de atividade dos membros
- Moderação e integração de perfis em outras redes sociais
Os autores preveem que enquanto os indivíduos reforçam a sua crença uns nos outros por meio das interações sociais e econômicas bem sucedidas com parceiros online, o nível de confiança geral da sociedade só tende a crescer, construindo as bases para uma nova era: a era da confiança.
Quer saber mais sobre o estudo? Aqui você encontra todos os resultados em inglês.
[1] A pesquisa com 18,289 membros da BlaBlaCar foi conduzida em 11 países pelo BIPE, consultoria líder em pesquisas na França, em 2015. Os seguintes países foram pesquisados: França, Alemanha, Itália, Hungria, Holanda, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Reino Unido
Posts Relacionados