Feriados 2024

Calendário de Feriados de 2024

Índice de Conteúdo
  1. Feriados Nacionais em 2024
  2. Feriados Regionais
  3. Pontos Facultativos
  4. Qual é o Melhor Feriado para Viajar em 2024?

O ano de 2024 tem um calendário de feriados um pouco diferente dos anos anteriores, com várias datas nacionais de celebração marcadas para os sábados.

Isso implica em menos períodos de descanso prolongado em comparação com anos anteriores, já que 4 feriados nacionais estão programados para coincidir com os fins de semana, sendo 3 deles durante o primeiro semestre.

Essa modificação no calendário pode impactar os planos de viagem e as atividades típicas de feriados para muitos brasileiros. Embora haja menos oportunidades para estender os períodos de folga, ainda é possível adotar estratégias para aproveitar ao máximo os feriados disponíveis!

Dê uma olhada no guia sobre os feriados de 2024 para se manter atualizado sobre o calendário completo e receber as melhores dicas para desfrutar desses dias de folga!

Calendário de 2024
Calendário de 2024 / Fonte: Unsplash

Feriados Nacionais em 2024

A Independência do Brasil, o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia de Finados estão programados para ocorrer nos sábados, o que resulta em menos dias de folga prolongada para muitos. Essa mudança pode afetar os planos de viagens e as atividades típicas dos feriados.

Portanto, se você está planejando uma viagem em 2024, é essencial verificar as datas dos próximos feriados para garantir o planejamento adequado para sua viagem!

DataFeriadoDia da Semana
1º de janeiroConfraternização UniversalSegunda-feira
29 de marçoSexta-Feira SantaSexta-feira
21 de abrilTiradentesDomingo
1º de maioDia do TrabalhoQuarta-feira
7 de setembroIndependência do BrasilSábado
12 de outubroDia de Nossa Sra. AparecidaSábado
2 de novembroFinadosSábado
15 de novembroProclamação da RepúblicaSexta-feira
25 de dezembroNatalQuarta-feira

Feriados Regionais

Além dos feriados nacionais, algumas regiões do Brasil têm seus próprios feriados regionais. Essas datas são determinadas pelos governos municipais e estaduais e são específicas para determinadas localidades.

Estados e municípios têm a autoridade para declarar certos pontos facultativos nacionais, como Carnaval e Corpus Christi, como feriados regionais. Esses períodos, que já são considerados dias facultativos para os servidores públicos federais, podem se tornar feriados em regiões específicas.

Essas datas podem variar de acordo com a região e geralmente estão relacionadas a tradições locais, eventos históricos importantes ou homenagens. Portanto, para aqueles que gostam de planejar suas viagens com antecedência, é aconselhável verificar o calendário de feriados de seu estado e cidade para ficar por dentro das datas e programações dos feriados locais.

Pontos Facultativos

Pontos facultativos são datas oficialmente estabelecidas em que, embora não sejam considerados feriados, há dispensa ou flexibilização das atividades laborais em determinados setores ou órgãos públicos. Esses dias costumam ser determinados por questões culturais, religiosas ou decretados por autoridades governamentais.

No Brasil, alguns dos pontos facultativos mais comuns estão relacionados a datas como Carnaval, Corpus Christi e o Dia do Servidor Público, entre outros. Nessas ocasiões, parte da população tem a oportunidade de desfrutar de um tempo adicional de descanso.

DataFeriadoDia da Semana
12 de fevereiroCarnavalSegunda-feira
13 de fevereiroCarnavalTerça-feira
14 de fevereiroQuarta-Feira de CinzasQuarta-feira
30 de maioCorpus ChristiQuinta-feira
28 de outubroDia do Servidor PúblicoSegunda-feira

Qual é o Melhor Feriado para Viajar em 2024?

Em meio a um calendário que oferece menos oportunidades para folgas prolongadas, escolher o melhor feriado para viajar em 2024 pode ser um desafio para muitos que planejam uma pausa relaxante ou uma viagem.

Ao analisar as datas dos feriados nacionais, o Dia do Trabalho (1º de maio), que cai em uma quarta-feira, pode ser a oportunidade ideal para quem deseja aproveitar um período prolongado de descanso, usando apenas um ou dois dias de folga para emendar o feriado e ter alguns dias para viajar.

Outra opção estratégica seria o feriado da Proclamação da República (15 de novembro), que ocorre em uma sexta-feira. Com a possibilidade de estender o fim de semana, ele proporciona um bom período de folga para planejar uma viagem curta.

No entanto, para aqueles que buscam experiências culturais e tradicionais, os feriados regionais, como o Carnaval e o Corpus Christi, podem oferecer ótimas oportunidades. Especialmente para aqueles que desejam explorar tradições regionais, participar de eventos históricos ou festividades locais, esses feriados podem ser a escolha ideal.

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies