5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal

Índice de Conteúdo
  1. 1. Gramado - Rio Grande do Sul
    1. Natal Luz em Gramado
    2. Dicas para Aproveitar o Natal Luz
  2. 2. Penedo - Rio de Janeiro
    1. A Influência Escandinava em Penedo
    2. O Natal em Penedo
    3. Dicas para Visitar Penedo no Natal
  3. 3. Curitiba - Paraná
    1. Os Clássicos Corais de Natal
    2. Feiras e Apresentações Culturais
    3. Exposições Natalinas e Decorações
    4. Dicas para Aproveitar o Natal em Curitiba
  4. 4. Natal - Rio Grande do Norte
    1. Atrações Natalinas em Natal
    2. A Famosa Árvore de Mirassol
    3. Dicas para Aproveitar o Natal em Natal
  5. 5. Blumenau - Santa Catarina
    1. O Evento “Magia de Natal”
    2. Decoração Natalina Pela Cidade
    3. Dicas para Visitar Blumenau no Natal

Com o fim de ano chegando, o espírito natalino cresce e a vontade de viajar também, não é mesmo? Pensando nisso, selecionamos 5 cidades para você conhecer e que ficam ainda mais bonitas na época do Natal para a sua viagem no final deste ano de 2023!

Cada um desses locais oferece uma experiência única de fim de ano, com decorações natalinas deslumbrantes, eventos especiais e uma atmosfera repleta de alegria

E se gostar de nossas dicas e resolver viajar, não deixe de checar os descontos nas passagens da BlaBlaCar!

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal

1. Gramado - Rio Grande do Sul

Gramado, na serra gaúcha, transforma-se em um verdadeiro conto de fadas durante o Natal Luz, considerado o maior evento natalino do mundo e um dos mais encantadores do Brasil. A cidade se veste de luzes, cores e alegria, criando um cenário mágico que encanta visitantes de todas as idades.

Natal Luz em Gramado

O Natal Luz acontece anualmente, começando no dia 30 de outubro e se estendendo até 15 de janeiro. Este período extenso garante que você tenha muitas oportunidades para vivenciar as festividades, independentemente da sua agenda.

A programação é repleta de eventos que celebram o espírito natalino. Os destaques incluem:

Shows de Música: Concertos e apresentações musicais que variam de corais a espetáculos sinfônicos, cada um trazendo sua própria interpretação mágica do Natal.

Fogos de Artifício: O céu de Gramado se ilumina com espetaculares shows de fogos, marcando momentos especiais das celebrações.

Desfiles Temáticos: Carros alegóricos impressionantes e personagens fantásticos desfilam pelas ruas, criando um ambiente de conto de fadas.

Eventos Interativos para a Família: De oficinas de artesanato a espetáculos teatrais, há atividades para envolver toda a família, tornando a visita a Gramado uma experiência inesquecível para crianças e adultos.

Dicas para Aproveitar o Natal Luz

  • Planeje com Antecedência: Gramado fica bastante movimentada durante o Natal Luz, então é recomendável reservar acomodações e ingressos para eventos específicos com antecedência.
  • Explore a Gastronomia Local: Além dos eventos, Gramado é famosa por sua culinária. Aproveite as delícias locais, como o chocolate artesanal e os cafés coloniais.
  • Visite as Decorações pela Cidade: Mesmo fora dos eventos oficiais, a cidade inteira se enfeita para o Natal. Uma caminhada noturna pelas ruas iluminadas é uma atividade simples, porém encantadora.

Aproveite a oportunidade para se maravilhar com a beleza e o encanto de Gramado durante o Natal Luz. É uma experiência que promete criar memórias duradouras, repletas de magia, luz e alegria natalina.

E se quiser conhecer um pouco mais sobre a cidade, nós também já preparamos um guia completo sobre o que fazer em Gramado!

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal
Natal Luz de Gramado - RS / Fonte: Flickr, rosanetur

2. Penedo - Rio de Janeiro

Penedo, conhecida como a "Pequena Finlândia" brasileira, é um destino encantador localizado no estado do Rio de Janeiro. A cidade, com sua marcante influência escandinava, torna-se um cenário de conto de fadas durante o período natalino, oferecendo uma experiência única aos seus visitantes.

A Influência Escandinava em Penedo

Penedo preserva com carinho sua herança finlandesa, visível em sua arquitetura de estilo escandinavo e nas delícias gastronômicas, como os chocolates artesanais e os pratos típicos da Finlândia.

Caminhar pelas ruas de Penedo é como fazer uma viagem à Europa, sem sair do Brasil.

O Natal em Penedo

Quando chega dezembro, Penedo se transforma em um verdadeiro polo natalino. As ruas, as lojas e as casas se adornam com luzes e decorações de Natal, criando um ambiente mágico que encanta tanto adultos quanto crianças.

Shopping Pequena Finlândia

Este charmoso centro comercial é um dos destaques de Penedo durante o fim de ano. No Natal, ele se converte numa vila natalina, com suas casas de madeira ricamente decoradas, lembrando as tradicionais aldeias finlandesas.

O local oferece uma variedade de lojas e estabelecimentos, onde você pode comprar presentes únicos e provar a gastronomia local.

Dicas para Visitar Penedo no Natal

  • Planeje Sua Visita: Penedo se torna um destino muito popular durante o Natal, então é aconselhável planejar sua viagem com antecedência, especialmente se quiser garantir acomodações próximas ao centro da cidade.
  • Explore as Atrações Locais: Além do clima natalino, Penedo tem outras atrações a oferecer, como belas trilhas naturais, cachoeiras e um parque ecológico.
  • Visite a Casa do Papai Noel: Para completar a experiência natalina, não deixe de visitar a Casa do Papai Noel em Penedo, uma atração encantadora para todas as idades.

A visita a Penedo durante o Natal é uma oportunidade de vivenciar um pouco da cultura escandinava, apreciar uma decoração natalina deslumbrante e se deliciar com a gastronomia e hospitalidade únicas deste cantinho especial do Rio de Janeiro.

Ainda assim, Penedo é um destino imperdível o ano todo, não só pelas festividades natalinas que ainda acontecem fora de época. Explore toda a cidade com o nosso guia completo sobre o que fazer em Penedo.

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal
Guarda-chuvas de Penedo durante o Natal - Penedo - RJ / Fonte: Unsplash, jonathanborba

3. Curitiba - Paraná

Durante o mês de dezembro, Curitiba, capital do Paraná, se transforma num deslumbrante espetáculo natalino, conhecido por sua atmosfera festiva e eventos culturais que celebram a magia do Natal.

Com uma programação rica e diversificada, a cidade convida moradores e visitantes a se encantarem com as tradições e celebrações desta época especial do ano.

Os Clássicos Corais de Natal

Um dos grandes destaques de Curitiba durante o Natal são os corais. Eles se apresentam em vários pontos da cidade, incluindo o famoso Coral do Palácio Avenida, onde crianças cantam em janelas iluminadas, criando um espetáculo emocionante que já se tornou uma tradição amada por todos que visitam a cidade nesta época.

Feiras e Apresentações Culturais

Curitiba celebra o Natal também através do paladar, com feiras gastronômicas oferecendo uma variedade de delícias locais e internacionais. É uma oportunidade perfeita para provar pratos típicos e descobrir novos sabores.

A cidade se anima com uma série de apresentações culturais, incluindo teatro, dança e música, que ocorrem em diferentes locais, trazendo alegria e entretenimento para pessoas de todas as idades.

Exposições Natalinas e Decorações

Casa do Papai Noel: Uma visita à casa do Papai Noel em Curitiba é uma experiência encantadora, especialmente para as crianças. A casa, ricamente decorada, oferece um cenário perfeito para fotos e memórias natalinas.

Decorações pelas Ruas: As ruas de Curitiba ganham vida com belíssimas decorações natalinas. Luzes, árvores de Natal gigantes e ornamentos diversos embelezam a cidade, criando um ambiente festivo e acolhedor.

Dicas para Aproveitar o Natal em Curitiba

  • Planeje-se com Antecedência: Com tantas atividades acontecendo, é importante planejar sua visita para aproveitar ao máximo as atrações natalinas.
  • Explore os Parques da Cidade: Além das celebrações de Natal, Curitiba é famosa por seus parques e jardins, que oferecem um espaço tranquilo e natural para relaxar.
  • Participe dos Eventos Gratuitos: Muitas das celebrações e apresentações em Curitiba são gratuitas, tornando-as acessíveis para todos os públicos.

Curitiba no Natal é um destino que promete encantar e criar memórias duradouras. A cidade se esforça para oferecer uma experiência natalina completa, com música, arte, gastronomia e muita alegria. É, sem dúvida, um lugar para vivenciar o espírito natalino em sua plenitude.

Embora seja famosa por suas festividades de Natal, Curitiba encanta os visitantes em todas as estações. Não perca a chance de conhecer essa cidade única; confira nosso guia completo sobre o que fazer em Curitiba, para aproveitar ao máximo a cidade em qualquer época do ano.

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal
Cantada de Natal em Honra à Câmara Municipal de Curitiba - PR / Fonte: Flickr, camaracuritiba

4. Natal - Rio Grande do Norte

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é um destino vibrante e cheio de vida, especialmente durante as festividades de fim de ano. Com uma série de eventos que celebram tanto o Natal quanto a rica cultura local, a cidade oferece uma experiência festiva única, combinando tradição e alegria em um cenário litorâneo deslumbrante.

Atrações Natalinas em Natal

Apresentações Folclóricas e Culturais

A cidade celebra o Natal com uma série de apresentações que destacam o folclore e a cultura regional. Estas apresentações são uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre as tradições locais e apreciar a arte e a música do Rio Grande do Norte.

Festas e Shows

Natal se anima com diversas festas e shows, atraindo tanto moradores quanto visitantes. Estes eventos oferecem música ao vivo, dança e muita diversão, perfeitos para quem quer experienciar a hospitalidade e o espírito festivo do povo potiguar.

A cidade celebra a chegada do Natal e do Ano Novo com espetaculares shows de fogos de artifício, iluminando o céu noturno e criando um espetáculo visual memorável.

A Famosa Árvore de Mirassol

A Árvore de Mirassol é um dos símbolos mais icônicos do Natal em Natal. Esta gigantesca árvore de Natal iluminada é uma das maiores do país e atrai visitantes de todas as partes para admirar sua beleza e grandiosidade.

Dicas para Aproveitar o Natal em Natal

  • Período dos Eventos: Os eventos de Natal na cidade começam em novembro e vão até o dia 6 de janeiro, oferecendo um longo período para desfrutar das festividades.
  • Explore as Praias: Aproveite sua estadia em Natal para visitar as famosas praias da cidade, como Ponta Negra e Praia do Forte, e desfrutar do sol e do mar.
  • Participe dos Eventos Gratuitos: Muitas das celebrações em Natal são gratuitas e abertas ao público, tornando-as acessíveis para todos os visitantes.

Natal durante o período natalino é um lugar cheio de energia e celebração. Combinando suas tradicionais festividades de fim de ano com a beleza natural e a cultura rica do Rio Grande do Norte, a cidade oferece uma experiência de Natal verdadeiramente única e inesquecível.

Mesmo fora da temporada de Natal, a cidade continua sendo um destino fascinante para visitar em qualquer época do ano. Descubra todos os encantos dessa cidade encantadora com nosso guia completo sobre o que fazer em Natal.

5. Blumenau - Santa Catarina

Blumenau, uma cidade conhecida por sua rica herança cultural alemã, se transforma em um verdadeiro espetáculo natalino, oferecendo uma maneira única e encantadora de celebrar o Natal. Com eventos festivos e uma decoração deslumbrante, Blumenau é um destino perfeito para vivenciar o espírito natalino com um toque especial.

O Evento “Magia de Natal”

O “Magia de Natal” é um dos eventos mais esperados do ano em Blumenau. Este festival natalino conta com uma variedade de apresentações musicais que variam do tradicional ao moderno, criando uma atmosfera alegre e festiva.

Além disso, o evento inclui um parque temático cheio de diversões para todas as idades e oficinas interativas, onde visitantes podem aprender e participar de atividades natalinas.

Não perca as apresentações de corais e bandas locais, que trazem à vida as tradições alemãs e celebram a música de Natal. O parque temático é um deleite, especialmente para as crianças, com uma variedade de jogos, brinquedos e atividades temáticas.

Decoração Natalina Pela Cidade

A magia do Natal se espalha por toda Blumenau, com mais de 80 pontos pela cidade recebendo decorações natalinas. Praças, jardins, ruas e até terminais de ônibus são enfeitados com luzes, árvores de Natal e ornamentos, transformando a cidade em um verdadeiro conto de fadas.

Uma caminhada pelas ruas iluminadas de Blumenau é uma maneira encantadora de vivenciar o espírito natalino. Cada esquina revela uma nova surpresa, com decorações que variam do clássico ao inovador.

Dicas para Visitar Blumenau no Natal

  • Planejamento: Como Blumenau atrai muitos visitantes durante o Natal, é aconselhável planejar sua viagem com antecedência, especialmente se você deseja participar de eventos específicos ou precisa de acomodação.
  • Explore a Gastronomia Local: Aproveite a influência alemã na gastronomia de Blumenau. Experimente pratos tradicionais alemães e a famosa cerveja artesanal da região.
  • Participe das Atividades Culturais: Além do “Magia de Natal”, Blumenau oferece uma variedade de atividades culturais e históricas que valem a pena explorar.

Blumenau durante o Natal é uma combinação perfeita de tradição, cultura e alegria festiva. É um lugar onde as tradições alemãs se encontram com o calor do Brasil, criando uma experiência natalina única e inesquecível.

Além do Natal, Blumenau reserva encantos e atrações em todas as épocas. Descubra tudo o que essa cidade tão especial tem para oferecer o ano inteiro com a ajuda do nosso guia completo sobre o que fazer em Blumenau!

5 cidades brasileiras com as melhores festas de Natal
Natal Luz de Gramado - RS / Fonte: Flickr, rosanetur

Se depois dessas dicas, a vontade de viajar bater, não deixe de entrar no nosso aplicativo para procurar ou publicar caronas, principalmente se você vem de perto!

Ah, e não esquece que a gente está sempre com desconto nas passagens de ônibus Corre lá, reserva sua passagem, faz a sua mala e boa viagem!

Isabella Calvano

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies