Uma viagem para todos: conheça atrações turísticas acessíveis no Rio

Os locais sede de competições esportivas já estão prontos para receber os para-atletas. Mas...e os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa? Resolvemos investigar se, além do esporte, o turismo também é acessível no Rio de Janeiro.
Listamos abaixo 5 atrações do Rio com informações sobre a sua infraestrutura de acessibilidade. Mas se você quiser visitar um ponto turístico que não estiver na nossa lista, a nossa dica é acessar plataforma Turismo Acessível do Ministério do Turismo. Lá você pode avaliar atrações turísticas, restaurantes e outros estabelecimentos que visitou com relação à sua estrutura para promover a acessibilidade. Além disso, você também pode consultar as avaliações de outras pessoas e escolher os melhores locais para fazer uma visita.
Confira as atrações turísticas acessíveis no Rio que a BlaBlaCar selecionou
Instituto Moreira Salles
Localizado no bairro da Gávea, o Instituto Moreira Salles é sede de exposições diversas, exibições de filmes e shows. Além disso, o Instituto possui um vasto acervo de fotografia, literatura e música, e a própria casa onde está abrigado é um atrativo a mais para os visitantes, com sua bela arquitetura da década de 50 cercada pela natureza.
O Instituto possui estrutura de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e também disponibiliza audioguias na recepção.
O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro possui um Jardim Sensorial para que visitantes possam usar os sentidos além da visão. O local abriga plantas que podem ser tocadas, cheiradas e até provadas, além de ter piso adaptado e placas de sinalização em braile. O Jardim Sensorial está aberto diariamente, entre 12h e 17h às segundas, e entre 8h e 17h de terça a domingo.
O Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008.
Planetário da Gávea
Ponto de encontro dos interessados por astronomia, o Planetário da Gávea possui rampa de acesso à entrada principal do prédio, além de ter sessões especiais em libras (linguagem dos sinais). Também é livre o acesso de cães-guia nas dependências do planetário.
O Planetário fica na Rua Vice-governador Rubens Bernardo, 100, na Gávea.
Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB é um espaço para exposições e mostras de cinema e teatro no Centro do Rio de Janeiro. Está localizado em um prédio do início do século 20, que foi reformado posteriormente e ganhou estrutura própria para aumentar a sua acessibilidade. O prédio possui uma rampa para acesso de cadeirantes, elevadores e sanitários adaptados. Além disso, o Programa CCBB Educativo promove visitas guiadas em libras e atividades para deficientes visuais. Informações sobre o calendário do programa podem ser obtidas pelos números (21) 3808-2070 ou 2254.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66.
Museu de Arte do Rio
O MAR é um museu novíssimo (foi inaugurado em 2013), e que faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O local abriga exposições de longa e curta duração, além de eventos diversos. O pavilhão de exposições do museu é adaptado a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5, no Centro.
Gostou das dicas? Então compartilhe a sua viagem para o Rio de Janeiro com a BlaBlaCar:
Posts Relacionados