O que fazer em Gramado

O que fazer em Gramado? Melhores Pontos Turísticos, Dicas de Viagem e Mais!

Onibus BlaBlaCar
Índice de Conteúdo
  1. Saiba o que fazer em Gramado!
    1. Sobre Gramado
    2. Principais eventos de Gramado
    3. Época mais cara para ir para Gramado
    4. Época mais barata para ir para Gramado
    5. Quantos dias é recomendado para conhecer Gramado?
  2. Como se locomover por Gramado
    1. Como chegar em Gramado
  3. O que fazer em Gramado: Principais atrações na cidade Gaúcha
    1. 1. Rua Coberta
    2. 2. Lago Negro
    3. 3. Castelinho Caracol
    4. 4. Mini Mundo
    5. 5. Igreja São Pedro
    6. 6. Av. Borges de Medeiros e Centro de Gramado
    7. Ainda não tem certeza se vai pra Gramado? Já planejando a próxima viagem?
  4. Dicas de viagem para aproveitar Gramado
    1. Tenha um bom dispositivo para gravar e tirar fotos
    2. Organize e saiba quanto pode gastar durante a viagem
    3. Pense em se hospedar fora da cidade de Gramado
    4. Saiba o que fazer em Gramado e programe sua viagem!

Planejando a sua próxima viagem de ônibus para Gramado e não sabe o que fazer? Não se preocupe pois neste artigo, você vai conhecer lugares incríveis para acrescentar no seu roteiro, além de dicas que farão a diferença na sua experiência!

Saiba o que fazer em Gramado!

Gramado é um dos destinos brasileiros mais procurados por quem deseja apreciar belas paisagens, inúmeras atrações e uma gastronomia incrível, visto que a cidade é a principal da Serra Gaúcha e possui uma ótima infraestrutura para receber turistas o ano inteiro, estando localizada a cerca de 130 km de Porto Alegre.

Desse modo, é possível fazer uma viagem inesquecível para Gramado com a família, amigos ou até mesmo uma viagem romântica, sendo que ela oferece chalés alpinos charmosos e muitas experiências para casais. Além disso, Gramado é uma cidade famosa pela qualidade dos seus chocolates e diversidade de eventos, uma vez que é possível encontrar uma programação completa em qualquer época.

código de desconto

Com tanta coisa para fazer, fica difícil decidir o que fazer em Gramado. Por isso nós montamos o roteiro perfeito pelos melhores pontos turísticos de Gramado, além de oferecer informações sobre quando visitar a cidade, como se locomover e muitas outras. Por fim, você irá encontrar dicas essenciais para aproveitar Gramado e garantir uma experiência maravilhosa. Confira!

O que fazer em Gramado
Cidade de Gramado - RS

Sobre Gramado

Para aproveitar a sua viagem é necessário conhecer um pouco mais sobre Gramado. Por isso, continue a sua leitura e confira a seguir os principais eventos da cidade, quantos dias é necessário para conhecê-la, como se locomover, como chegar e qual época do ano oferece o melhor custo-benefício!

Principais eventos de Gramado

Um dos principais eventos de Gramado é o Natal Luz, que busca celebrar a magia desta data através de apresentações teatrais e musicais em toda a cidade, sendo realizado entre novembro e janeiro. Considerado o maior evento natalino do Brasil e com destaque internacional, nesta época do ano a cidade também fica totalmente iluminada, o que garante um toque especial na experiência de qualquer visitante.

Já para quem planeja visitar Gramado no outono, é possível encontrar a cidade decorada com coelhinhos e cenouras, visto que é a época de celebrar a Páscoa e se deliciar com os chocolates artesanais da região. Você também pode passar o Ano Novo e Carnaval em Gramado, visto que a cidade recebe muitas festas e atrações imperdíveis, como queima de fogos. Por fim, também é possível aproveitar o Festival de Cinema de Gramado, que ocorre em agosto e traz uma programação incrível para quem gosta de filmes e curtas.

Época mais cara para ir para Gramado

O que fazer em Gramado
Centro de Gramado - RS

Por receberem os maiores eventos da cidade, como o Natal Luz, os meses entre novembro e janeiro trazem os valores mais elevados para visitar Gramado, visto que muitos turistas desejam vivenciar essa experiência natalina. Além disso, os preços costumam ficar mais altos nos feriados e nas férias de julho, que coincide com o período de inverno, bastante procurado por turistas na Região Sul.

Vale lembrar que, apesar de ter algumas atrações gratuitas, o Natal Luz também traz uma programação paga, por isso é necessário fazer os cálculos para não extrapolar o seu orçamento com a compra de ingressos. Os passeios tradicionais da cidade também podem contar com aumento de preço na alta temporada, assim como os hotéis, que costumam ficar lotados devido à alta procura dos turistas.

Época mais barata para ir para Gramado

Se você deseja economizar na sua viagem para Gramado é importante viajar na baixa temporada, visto que os valores costumam ser pelo menos 25% menores em relação às demais épocas do ano. Sendo assim, para garantir preços mais acessíveis em restaurantes, nas atrações e na sua hospedagem, pense em viajar entre os meses de fevereiro e março, que trazem um ótimo custo-benefício ao turista.

Em setembro e outubro, você também pode aproveitar valores amigáveis, além de desfrutar o clima agradável da cidade no começo da primavera. Na última semana de outubro, Gramado já começa a se organizar para o Natal Luz, por isso você ainda pode aproveitar para conferir uma prévia do evento sem gastar muito.

O que fazer em Gramado
Igreja Matriz São Pedro (Paróquia São Pedro) - Gramado - RS

Quantos dias é recomendado para conhecer Gramado?

Gramado oferece um grande número de atrações e eventos, por isso é necessário pelo menos 3 dias para conhecer a cidade. Desse modo, você poderá visitar os principais parques da região, bem como os museus e atrações turísticas pagas e gratuitas, além de aproveitar para provar os pratos típicos da região.

Porém, para conhecer Gramado com mais calma e aproveitar todos os detalhes da cidade, considere entre 4 e 5 dias na hora de fazer a sua programação, visto que assim você poderá fazer passeios que exigem mais tempo, como uma rota com a Maria Fumaça. Além disso, pense em acrescentar 1 dia no seu roteiro para conhecer Canela, uma cidade que fica próxima de Gramado e traz paisagens exuberantes.

Como se locomover por Gramado

Para aproveitar a cidade de forma confortável e com um bom custo-benefício, você pode comprar uma passagem de ônibus para Gramado em nosso site. Você também pode aproveitar o aplicativo da BlaBlaCar e viajar de carona para Gramado.

Já para conhecer Gramado com praticidade, pense em comprar o ingresso de 2 ou 3 dias do BusTour, um ônibus de dois andares que passa pelas principais atrações de Gramado. Para pequenos trajetos, você ainda pode apostar nos táxis, além de utilizar o transporte público que leva até aos pontos centrais da cidade.

Como chegar em Gramado

O que fazer em Gramado
Vista aérea da cidade de Gramado - RS

Em geral, os turistas utilizam um voo até o aeroporto de Porto Alegre para chegar em Gramado, visto que ele oferece uma excelente infraestrutura e opções de transporte até a cidade. Sendo assim, depois de chegar no aeroporto, você pode ir de carona BlaBlaCar ou pegar um ônibus, uma linha que vai direto para Gramado e passa de hora em hora.

Além disso, confira se a sua agência turística oferece uma opção de transfer entre o aeroporto e o hotel, o que ajuda muito na chegada até Gramado.

O que fazer em Gramado: Principais atrações na cidade Gaúcha

Agora que você já sabe os principais aspectos de Gramado, é hora de conhecer os melhores pontos turísticos da cidade para incluir no seu roteiro. Por isso, continue a sua leitura e saiba mais sobre a Rua Coberta, Lago Negro, Castelinho Caracol e muitas outras atrações para casais, família e amigos. Confira!

1. Rua Coberta

Um lugar indispensável para passear em Gramado, provar bebidas e comidas regionais, bem como comprar em lojinhas de artesanato, a Rua Coberta, também chamada de Rua Madre Verônica, está localizada na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado.

A rua recebeu o nome após ganhar uma estrutura que cobre toda a sua extensão e é decorada com plantas pendentes que garantem um charme extra para o local. Assim, você pode visitá-la muitas vezes durante a sua viagem, seja durante ou dia ou à noite, quando ela fica ainda mais bonita pela iluminação.

2. Lago Negro

O que fazer em Canela
Lago Negro - Gramado - RS

Outro cartão-postal de Gramado, o Lago Negro é frequentado por turistas que gostam de belas paisagens e desejam passar uma tarde agradável ao ar livre. Um lago artificial, ele possui fácil acesso e oferece diversas oportunidades para o visitante, seja para uma experiência divertida e romântica no pedalinho, que custa cerca de R$ 60,00, ou para caminhar na ampla extensão que envolve o lago.

Além disso, um dos seus grandes diferenciais é ser cercado por hortênsias que atingem o auge da floração entre novembro e dezembro, garantindo um visual ainda mais bonito para o lago, que fica cercado por tons azuis e roxos e rende fotos incríveis para os turistas.

Comprar Passagem de Onibus

3. Castelinho Caracol

Se você pretende passar em Canela, uma cidade que fica a apenas 9 km de Gramado, vale a pena visitar o Castelinho Caracol, uma residência antiga construída com madeira de pinheiros e araucárias sem a utilização de pregos ou parafusos. Atualmente, ela abriga um museu que permite conhecer um pouco mais da história de imigrantes do início do século XX, com artefatos históricos e ingresso por R$ 18,00.

Ademais, a casa é cercada por uma área externa que permite passeios tranquilos em qualquer horário do dia, além de oferecer uma torta de maçã servida com nata ou sorvete que promete impressionar o seu paladar.

O que fazer em Gramado
Cidade de Gramado - RS

4. Mini Mundo

Uma das atrações mais procuradas pelas famílias, o Mini Mundo de Gramado é um parque a céu aberto que possui réplicas de diversos monumentos nacionais e internacionais com tamanho 24 vezes menor que o original. Sendo assim, você pode conferir reproduções extremamente detalhadas do Jardim Botânico de Curitiba, Castelo de Neuschwanstein, Igreja de São Francisco de Assis, Museu do Ipiranga e muitos outros.

O trabalho promete impressionar adultos e crianças, sendo possível consultar um guia no local para obter informações sobre as réplicas e história. O ingresso custa entre R$ 44,00 e R$ 78,00 em baixa temporada, porém quem está no Hotel Ritta Höppner, pertencente a família dona do parque, não paga a entrada.

5. Igreja São Pedro

Se você gosta de arquitetura e monumentos religiosos, a Igreja Matriz São Pedro é uma parada obrigatória em Gramado, visto que ela começou a ser construída em 1917 e possui a maior parte da sua estrutura feita em pedra, além de apresentar uma torre de 44 metros e vitrais impressionantes no lado interno e externo.

Na época de Natal também é possível admirar o monumento iluminado, o que garante um toque especial na visita. Além disso, a Fonte do Amor Eterno está localizada ao lado da igreja, por isso você pode aproveitar para deixar um cadeado que represente o seu amor, seja romântico, familiar, entre amigos e muito mais.

O que fazer em Gramado
Igreja Matriz São Pedro (Paróquia São Pedro) - Gramado - RS

6. Av. Borges de Medeiros e Centro de Gramado

Para finalizar o seu roteiro, inclua um passeio pela Avenida Borges de Medeiros e pelo centro de Gramado, onde é possível encontrar muitos restaurantes, lojinhas de lembranças, roupas, calçados e muito mais. Além disso, você pode aproveitar alguma das praças localizadas perto da extensão da avenida para relaxar, bem como se deliciar com os chocolates e doces típicos da região.

Outro dos diferenciais do local é a sua arquitetura bávara com telhados íngremes para despejar a neve, o que retoma as influências dos imigrantes em Gramado, garantindo belas fotos e muito conhecimento histórico.

O que fazer em Gramado
Fonte Eterno Amor - Gramado - RS

Ainda não tem certeza se vai pra Gramado? Já planejando a próxima viagem?

Então não deixe de ver os nossos outros artigos no nosso blog de destinos de viagens! A Blablacar em parceria com as centenas de viações oferecem preços baixíssimos e do conforto de casa – nada de ficar esperando na fila da rodoviária. Mas se preferir pegar uma carona, milhares de usuários oferecem rotas diariamente!

- Vai viajar para capital Gaúcha? Então não perca tempo e descubra já o que fazer em Porto Alegre!

- Ainda no mesmo estado, que tal aquela viagem praiana? Também tem dica aqui pra você já chegar sabendo o que fazer em Florianópolis!

- Já pensou em viajar para capital Paulista? Veja aqui o roteiro completo pra saber exatamente o que fazer no São Paulo!

- E que tal uma aventura no Paraná? Já pensou no que fazer em Curitiba? Não deixe de conferir as nossas dicas pra não perder nada na capital Paranaense!

O que fazer em Gramado
Cadeados da Fonte Eterno Amor - Gramado - RS

Dicas de viagem para aproveitar Gramado

Depois de conferir pontos turísticos indispensáveis para a sua viagem em Gramado, você deve conhecer outras dicas que farão a diferença na sua experiência. Portanto, continue a sua leitura para saber mais!

Tenha um bom dispositivo para gravar e tirar fotos

Gramado possui paisagens exuberantes e uma arquitetura incrível, além de atrações imperdíveis que vale a pena registrar. Por isso, lembre-se de levar um bom dispositivo para gravar vídeos e tirar fotos, eternizando os seus momentos ao lado de pessoas queridas ou garantindo cliques perfeitos para as redes sociais.

Assim, pense em adquirir um dos melhores celulares com câmera boa, dispositivos que oferecem um sistema de câmeras de alto nível e uma ótima resolução para tirar fotos com o máximo de qualidade.

Organize e saiba quanto pode gastar durante a viagem

Por oferecer muitas atrações e possuir uma grande quantidade de comércios, Gramado exige que o turista faça um bom planejamento do seu orçamento, evitando gastar demais. Por isso, lembre-se de organizar o seu roteiro e incluir apenas as atividades compatíveis com o seu orçamento, de modo a definir o máximo que você deseja gastar na sua viagem, lembrando-se de incluir os gastos com hospedagem, restaurantes e transporte.

Se você deseja economizar, considere viajar para Gramado na baixa temporada, garantindo preços mais acessíveis em todas as esferas do seu passeio. Além disso, recorra a cupons de descontos e aos locais que oferecem um bom custo-benefício, gastando pouco sem abrir mão de uma experiência incrível.

O que fazer em Gramado
Hortênsias de Gramado no Lago Negro - Gramado - RS

Pense em se hospedar fora da cidade de Gramado

Por fim, para economizar na viagem, pense em se hospedar fora da cidade, visto que as tarifas em Gramado costumam ser exageradamente altas, inclusive em hostels. Assim, é possível encontrar um hotel em cidades como Canela, Nova Petrópolis e Caxias de Sul, que ficam a poucos minutos de Gramado.

Desse modo, você poderá economizar na sua hospedagem sem deixar de lado um fácil acesso às principais atrações de Gramado. Além disso, as cidades da região oferecem casas e apartamentos para alugar, chalés e pousadas super charmosos, uma grande variedade para você escolher conforme as suas preferências.

Saiba o que fazer em Gramado e programe sua viagem!

Gramado é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros devido às suas belas paisagens, eventos e atrações, garantindo uma experiência incrível para adultos e crianças. Com uma ótima infraestrutura, você pode visitar a cidade em qualquer época do ano, porém é importante observar a variação de preços entre a alta e baixa temporada, bem como os eventos, como o Natal Luz, Festival de Cinema, entre outros.

Apesar disso, Gramado oferece atrações imperdíveis durante o ano inteiro, como o Mini Mundo, Lago Negro, Rua Coberta e muitas outras que merecem fazer parte do seu roteiro. Para que você possa aproveitar o seu passeio sem extrapolar nos gastos, considere também as nossas dicas, organizando o seu orçamento, hospedando-se fora da cidade e se lembrando de registrar todos os momentos da sua viagem!

Thiago Barbosa

Especialista em Marketing Digital

Instalar App BlaBlaCar

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies