O que fazer nos Lençóis Maranhenses

O que fazer nos Lençóis Maranhenses: Descubra este paraíso

Índice de Conteúdo
  1. Como chegar nos Lençóis Maranhenses
    1. Chegada a São Luís
    2. Seguir em direção a Barreirinhas
    3. Outras opções de acesso
  2. Qual época visitar os Lençóis Maranhenses
  3. O que fazer nos Lençóis Maranhenses
    1. Explore as lagoas encantadas
    2. Aventure-se pelas dunas
    3. Passeios de barco pelo rio Preguiças
    4. Conheça a flora e fauna Locais
    5. Visite Morro Branco
  4. Culinária local

Você já imaginou um lugar onde as dunas de areia branca se encontram com lagoas de água doce cristalina, criando um cenário de outro mundo que parece mais um sonho do que realidade?

Esse lugar existe e fica no Brasil!

Estamos falando dos Lençóis Maranhenses, um destino que pode transformar suas férias em uma aventura inesquecível.

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses, MA / Fonte: iStock

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

Para chegar aos Lençóis Maranhenses, você normalmente partirá de São Luís, capital do estado do Maranhão, e depois seguirá por terra ou ar até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Chegada a São Luís

Você pode chegar a São Luís por via aérea, através do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado (SLZ), que recebe voos de várias cidades do Brasil.

Há também a opção de ir de ônibus para São Luís ou pegar uma carona para São Luís, que está conectada a outras grandes cidades por estradas.

Seguir em direção a Barreirinhas

A cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses é Barreirinhas, que serve como porta de entrada para o parque.

De São Luís, você pode pegar um ônibus para Barreirinhas, van, carro particular ou carona para Barreirinhas. A viagem terrestre geralmente leva cerca de 4 a 5 horas.

Outras opções de acesso

Além de Barreirinhas, existem outras cidades próximas aos Lençóis Maranhenses, como Santo Amaro do Maranhão e Atins, que também oferecem acesso ao parque.

No entanto, o acesso pode ser mais limitado e requer mais logística.

Qual época visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é durante a estação seca, que ocorre de maio a setembro.

Nesse período, as chuvas diminuem significativamente, permitindo que as lagoas se formem entre as dunas de areia branca, criando uma paisagem deslumbrante e única.

Além disso, as temperaturas são mais amenas durante a estação seca, tornando a exploração das dunas mais confortável.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Explore as lagoas encantadas

O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses / Fonte: Canva

Durante a temporada de chuvas, que vai de janeiro a junho, as dunas dos Lençóis Maranhenses se transformam em casa para centenas de lagoas de água doce.

Lagoa Azul e Lagoa Bonita são duas das mais famosas, oferecendo uma oportunidade única para nadar em águas cristalinas cercadas por paisagens deslumbrantes.

É um cenário perfeito para relaxar, tirar fotos incríveis e se conectar com a natureza de uma maneira única.

Curiosidade: Você sabia que os Lençóis Maranhenses abrigam uma espécie de peixe que só existe nesse lugar no mundo? É o peixe-lua, um sobrevivente que se adapta ao ciclo das águas nesta região.

Aventure-se pelas dunas

Imagine caminhar sobre dunas de areia fina, sentindo a brisa suave e admirando um pôr do sol inesquecível.

Este é um dos principais atrativos dos Lençóis Maranhenses. Para os amantes de aventura, a travessia a pé pelas dunas pode ser um desafio recompensador.

É possível também explorar a área em veículos 4x4, que oferecem uma experiência emocionante por esse vasto deserto de areia.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Pôr do sol nas dunas - Lençóis Maranhenses / Fonte: Canva

Passeios de barco pelo rio Preguiças

Não é só de areia e lagoas que vive o parque. O Rio Preguiças serpenteia pela região, oferecendo passeios de barco que levam a vilarejos encantadores como Vassouras, Mandacaru e Caburé.

Cada parada reserva suas particularidades, desde faróis com vistas panorâmicas até pequenas praias onde o rio encontra o mar.

Conheça a flora e fauna Locais

A região dos Lençóis Maranhenses abriga uma biodiversidade surpreendente.

Durante sua visita, você pode ter a chance de observar várias espécies de aves migratórias, peixes que se adaptaram às lagoas temporárias e, com sorte, até mesmo ver o pequeno e raro cavalo-marinho que habita essas águas.

Visite Morro Branco

Para aqueles que buscam uma experiência cultural, o vilarejo de Morro Branco é um tesouro escondido nas proximidades dos Lençóis.

Conhecido por seus artesãos que trabalham com cerâmica, este pequeno vilarejo oferece uma visão da vida local e a chance de levar para casa uma lembrança única feita à mão.

Culinária local

Uma viagem aos Lençóis Maranhenses não seria completa sem explorar a rica culinária local, marcada pelo uso generoso de frutos do mar frescos e ingredientes típicos da região Nordeste.

Pratos como arroz de cuxá, caranguejo guaiamum e a tradicional torta de camarão são imperdíveis.

Além disso, aproveite para experimentar o suco de caju, uma bebida refrescante que combina perfeitamente com o clima tropical.

Visitar os pequenos restaurantes e barracas de comida nas vilas próximas é uma excelente oportunidade para interagir com os moradores locais e experimentar a verdadeira essência da culinária maranhense.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses / Fonte: Canva

Os Lençóis Maranhenses são muito mais do que um simples deserto de areia. São um convite para aventuras incríveis, descobertas culturais e momentos de pura conexão com a natureza.

Se você está planejando visitar este paraíso, prepare-se para uma experiência que vai muito além de simples passeios turísticos.

Entre dunas, lagoas, rios e vilarejos, cada dia nos Lençóis Maranhenses promete ser uma aventura única e inesquecível. E aí, pronto para iniciar essa jornada?

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies