Nossa história

A ideia de criar a Blablacar nasceu no Natal de 2003, quando o fundador Frédéric Mazzella, na época um estudante em Stanford (EUA), passava férias na França. Ele queria ir de Paris até a casa da sua família, no interior, mas não tinha carro e os trens estavam lotados. As estradas também estavam cheias, porém, com pessoas que viajavam sozinhas em seus veículos. Ele se deu conta de que poderia encontrar alguém que fizesse o mesmo trajeto que ele, para que pudesse oferecer uma participação nos custos em troca de um lugar no carro. Pensou que encontraria essa pessoa na internet, mas logo percebeu que nenhum site até então oferecia esta solução… e assim a aventura começou!

Fred imaginou uma rede de transportes construída por pessoas, que poderia ser eficiente, resolver problemas de congestionamento nas estradas, e fazer do ato de viajar uma experiência mais econômica e social. Com um currículo científico (ele estudou física e trabalhou na Nasa), Fred visualizou o potencial pleno desta rede de transportes, e os grandes benefícios ambientais e econômicos de permitir um uso mais eficiente dos recursos.

Fred colocou um primeiro site online e a comunidade começou a crescer de forma orgânica. Ele conheceu o segundo fundador, o engenheiro Francis Nappez, e decidiu fazer um MBA pensando no futuro. Com o colega de estudos Nicolas Brusson, ele trabalhou em um plano para desenvolver o potencial pleno do compartilhamento de viagens. Mais tarde, Nicolas se juntou à empresa como terceiro fundador para trabalhar no financiamento e crescimento na Europa.

O trio trabalhou para construir uma comunidade europeia que conecta condutores e passageiros, até lançarem seu plano de expansão mundial. A plataforma foi chamada de BlaBlaCar porque quando os membros se inscrevem, eles indicam no seu perfil se são mais “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla”, de acordo com o quanto gostam de conversar.

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia a nossa política de utilização de cookies

Publique uma viagem