BlaBlaCar recebe aporte de US$ 115 milhões para impulsionar seu crescimento

BlaBlaCar recebe aporte de US$ 115 milhões para impulsionar seu crescimento

A BlaBlaCar anunciou hoje o investimento de US $115 milhões (aproximadamente R$ 632 milhões) que serão utilizados para acelerar a estratégia de crescimento e apoiar os planos de expansão da companhia.

BlaBlaCar recebe aporte de US$ 115 milhões para impulsionar seu crescimento 

São Paulo, 20 de abril de 2021 – A BlaBlaCar anunciou hoje um aporte de $ 115 milhões de dólares para acelerar sua estratégia de expansão, uma vez que já vem alcançando  um crescimento de dois dígitos em seus mercados fora da Europa e espera forte recuperação no setor de viagens ao longo dos próximos meses na Europa.

A rodada de investimento foi liderada pela VNV Global, que já investe na companhia, e também por novos investidores, entre eles:

  • A companhia de investimentos Otiva J/F AB, criada por Jonas Nordlander e Filip Engelbert, fundadores da Avito (o principal portal de classificados da Rússia, comprado pela Naspers por US$ 4 bilhões)

  • FMZ Ventures, um novo fundo de crescimento dedicado à Economia de Experiência e ecossistemas de mercado criado por Michael Zeisser, ex-presidente de Investimentos do Alibaba Group e membro dos conselhos da Lyft e da Tripadvisor.

“A crise da Covid-19 foi um verdadeiro teste de resiliência para vários modelos no setor de viagens. O modelo de comunidade BlaBlaCar, com custo fixo zero e uma rede flexível, acabou saindo na frente, inevitavelmente. Este investimento adicional fortalece nossa posição e nos dá mais poder para implementar uma estratégia de crescimento competitiva” , comenta Nicolas Brusson, co-fundador e CEO da BlaBlaCar.

A BlaBlaCar deixou de ser a comunidade líder mundial em caronas para se tornar  referência para viagens compartilhadas, com mais de 90 milhões de membros em todo o mundo viajando de caronas ou de ônibus em 22 mercados. Enquanto o setor de transportes ainda sofre o impacto da crise, a BlaBlaCar já se reinventa com um crescimento fora da Europa que hoje representa bem mais da metade de sua operação.

A BlaBlaCar tem alcançado um crescimento de dois dígitos nas viagens de caronas e ônibus em comparação com níveis anteriores à crise em regiões fora da Europa. O aporte irá contribuir para o rápido crescimento da plataforma nesses mercados e na capacidade de aproveitar oportunidades atraentes de Fusão & Aquisição para liderar a mudança off-line para on-line no transporte terrestre. Enquanto isso, na Europa, a resiliência da BlaBlaCar no ano passado, impulsionada pela adaptabilidade de sua oferta de caronas e um forte balanço patrimonial, permitirá que ela dobre o tamanho de sua rede de parceiros de ônibus nos próximos 18 meses e comece a expandir a oferta multimodal para incluir viagens por trens.

À medida que a vacinação avança e as restrições de viagens são suspensas, a BlaBlaCar observa as viagens recomeçando rapidamente, com uma preferência por viagens mais curtas, seguras e economicamente viáveis. A acessibilidade de caronas e ônibus, aliada à cobertura geográfica incomparável de sua rede global, torna a oferta da BlaBlaCar particularmente relevante em um momento em que o mundo se ajusta a um novo cenário, em que se espera que as viagens domésticas a lazer aumentem  rapidamente.

“A BlaBlaCar é para o transporte o que o Airbnb é para a acomodação” diz Per Brilioth, CEO da VNV Global. “É o único marketplace de mobilidade global que se beneficia de uma fonte de fornecimento única e irreplicável, de um alto envolvimento da comunidade e de uma marca forte. Como investidores desde 2015, estamos entusiasmados em reforçar nosso compromisso de apoiar a BlaBlaCar na transformação do cenário de mobilidade”, conclui Per Brilioth.

A BlaBlaCar também anunciou hoje a aquisição da empresa ucraniana Octobus, que desenvolveu um sistema de gerenciamento de estoque de última geração para ajudar a digitalizar o setor de supply chain de empresas de ônibus. Esta compra reforça a capacidade da BlaBlaCar de contribuir com a digitalização de operadoras de ônibus fora da Europa, onde a maioria ainda vende suas passagens de maneira offline e a BlaBlaCar já lidera na transição de vendas online de passagens.

“A crise mudou as cartas do jogo, pensando no setor de mobilidade, e vemos oportunidades atraentes para acelerar nossos planos de aumentar a oferta multimodal”, diz Nicolas Brusson. “O aporte, somado a um balanço patrimonial já consolidado, nos ajudará a liderar uma estratégia competitiva à medida que emergimos mais fortes de um ano de crise sem precedentes. Estávamos em uma posição boa e segura antes desse investimento, agora estamos em uma excelente configuração para correr alguns riscos, jogar no ataque e sonhar alto”, finaliza Brusson.

Sobre a BlaBlaCar

A BlaBlaCar é líder mundial de viagens, permitindo que mais de 90 milhões de membros compartilhem rotas em 22 países. A plataforma utiliza tecnologia de última geração para preencher assentos vazios na estrada, conectando membros que buscam uma carona ou uma viagem de ônibus. Ao desenvolver uma rede de mobilidade ecologicamente sustentável, a comunidade BlaBlaCar poupa 1,6 milhões de toneladas de CO2 e permite 120

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride