Como e por que passei a viajar ainda mais depois de ser pai

Como e por que passei a viajar ainda mais depois de ser pai

Sou Rico Sombra, carioca, fotógrafo, e pai da Juju. Viajar pra mim sempre foi uma forma de aprendizagem, conhecer novos lugares, pessoas, comidas e culturas diferentes

Muita gente acredita que a paternidade significa uma mudança radical de vida, uma espécie de aposentadoria da aventura e da liberdade. Uma troca de paradigmas: você terá o maior amor do mundo, mas em compensação deverá abrir mão da sua liberdade e assumir novos compromissos, além de contas, muitas contas.

jujunatrip-6

Mas a verdade é que não precisa ser assim. Pelo contrário. Quando Juju nasceu, o que aconteceu é que passamos a viajar muito mais. Eu e Gabi sempre tivemos esse ponto em comum: somos viciados em viagens. E quando nossa filha nasceu, decidimos criá-la para o mundo, e no mundo. E as viagens, em vez de diminuir, se intensificaram. Antes só viajávamos nas férias do trabalho, hoje mudamos nossos trabalhos para poder viajar mais e mais. E isso por vários motivos.  

Viajar é aprender

jujunatrip-3

As viagens são a melhor escola da vida, cultural, ambiental. Mas também é a nossa forma mais profunda de troca de amor, de estarmos juntos, de experimentarmos juntos. Juju está no terceiro passaporte, já conhece mais de 25 países, e somos mais felizes do que jamais pensamos. Juju é minha companheiraça: surfamos juntos, mergulhamos juntos, fazemos tudo juntos. E um apóia o outro, sempre, e isso é muito show. Quando não tenho coragem de pular de algum lugar, por exemplo, ela está ali: ¨Vai pai, manda ver!¨

jujunatrip-5

Claro, viajar com a família é mais caro que viajar sozinho. Então, mudamos algumas atitudes para conseguir continuar na estrada: compramos apenas o necessário, gastamos menos com supérfluos, e guardamos nosso dinheiro para viajar. E assim, nossa filha ainda cresce num mundo melhor e menos descartável. Além disso, também buscamos formas mais conscientes de nos locomover, como a BlaBlaCar, em que compartilhamos nossas viagens com outras pessoas de forma segura.

Além de ficar mais barato, a gente conhece outros viajantes, é divertido, os deslocamentos passam mais rápido e ainda é ecologicamente correto. Menos carros circulando, menos emissão de poluentes.

Toda hora é hora de viajar

jujunatrip-4

Então, assim, Juju viaja com a gente desde sempre. Estávamos grávidos de três meses quando atravessamos Peru e Bolivia de carro. Juju sentiu a VIBE de Machu Picchu já ali, e foi uma viagem mágica, literalmente (até raios saíram de nossa mãos), mas isso é uma outra história.

Adoramos viajar de carro, porque podemos parar onde e quando quisermos.  Quer fazer xixi? É só parar!!!!  Tá com fome ? É logo ali …  Ahhh! Outra coisa bem legal é que nossas viagens de carro são bem democráticas,  cada um fica uns 30 minutos escutando suas musicas preferidas e todos ficam satisfeitos com as alterações de ritmos, sempre bem ecléticos.

E o legal também é quando desligamos o som e cantamos todos juntos… Lala lala laaaa…

O que não pode faltar também são os jogos dentro do carro pra passar o tempo, como, por exemplo, adedanha: pode ser nome de bicho, nome de cidade, nome próprio e por aí vai. Roupas confortáveis e travesseiros para viagens longas são sempre bons companheiros.

E sempre muito cuidado com a segurança, revisando todos os itens do carro antes de qualquer viagem. E  BOA VIAGEMMM!!!

Publicar caronaProcurar carona

Por Rico Sombra, do blog Juju na Trip.

Find out more about

Nossa comunidade

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride