Vai para a Oktoberfest? Aproveite para conhecer um pouco mais de Blumenau

Índice de Conteúdo
  1. Roteiros naturais em Blumenau
    1. Parque Municipal das Nascentes
    2. Parque ecológico Spitzkopf
    3. Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
    4. Museu Ecológico Fritz Muller
  2. Roteiro de cervejarias da Oktoberfest
    1. Cervejaria Bierland
    2. Cervejaria Eisenbahn
    3. Cervejaria Wunder Bier
    4. Cervejaria Zehn Bier

Outubro é um mês especial para o estado de Santa Catarina. O estado irá sediar várias festas típicas ao longo do mês, todas valorizando a cultura dos imigrantes europeus. A mais famosa delas, que teve início no dia 4, é a versão brasileira do principal festival de cerveja do mundo: a Oktoberfest. Original de Munique, na Alemanha, a festa aqui não fica muito atrás da europeia e espera reunir, até o dia 22 de outubro, mais de 500 mil pessoas.
Pensando nisso, selecionamos alguns passeios para quem vai para a Oktoberfest, que termina neste fim de semana, e pretende esticar alguns dias para desbravar melhor a região. Além das inúmeras opções de parques, é possível conhecer as cervejarias artesanais, fruto da colonização alemã - um povo que influenciou também de maneira definitiva a vida social, a arquitetura, as artes e a gastronomia local. Confira:

Foto: Michele Lamin.
Foto: Michele Lamin.

Roteiros naturais em Blumenau

Parque Municipal das Nascentes

Com 364 espécies de animais e mais de 360 espécies de árvores e arbustos, é o maior parque municipal do Brasil, com área total de 5.300 hectares. Foi criado em 1988 para preservar o manancial hídrico que abastecia a empresa têxtil Artex.

Parque ecológico Spitzkopf

Com área de 500 hectares de Mata Atlântica, oferece três tipos de trilhas. É aconselhável que crianças e adolescentes façam o percurso acompanhados dos responsáveis. Também recomenda-se cuidado ao caminhar sobre as pedras escorregadias.
blablacar-oktoberfest-blumenau

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis

Localizado no centro da cidade, consiste em uma Unidade de Preservação Ambiental, com cerca de 23 hectares de vegetação típica de Mata Atlântica secundária. O parque oferece quatro trilhas para os que desejam desbravar a natureza, todas elas bem rápidas.

Museu Ecológico Fritz Muller

Localizado no centro da cidade, o museu mantém viva a história do naturalista Fritz Müller, que desembarcou em Blumenau em 1852 para estudar a fauna e flora locais. Nunca deixou de manter contato com seus amigos pesquisadores da Europa, como Charles Darwin, que o chamava de “Príncipe dos Observadores”. Fotos, móveis, livros e alguns pertences do pesquisador alemão podem ser vistos no espaço, também estão expostos animais empalhados e catalogados, além de aquários com a reprodução da vida marinha e da flora. Em anexo, há uma biblioteca especializada na área de meio ambiente.

Roteiro de cervejarias da Oktoberfest

Cervejaria Bierland

Traduzindo, Bierland significa “Terra da Cerveja”, uma clara homenagem à Blumenau. A cervejaria produz várias cervejas, entre elas a Bierland Bruxa, Vienna e Imperial Stout. Além da fábrica, tem um bar anexo, que permite que os visitante se deliciem.

Foto: Michele Lamin.
Foto: Michele Lamin.

Cervejaria Eisenbahn

Famosa cervejaria que existe desde 2002 e desde então se tornou exemplo para todo o Brasil. Atualmente é possível encontrar a cerveja nos principais mercados do país. São 15 estilos de cervejas, incluindo o bierlikor.

Cervejaria Wunder Bier

A Wunder Bier foi fundada em 2007 e é focada na produção de chope. São cinco estilos produzidos na fábrica que também recebem visitas.

Cervejaria Zehn Bier

Fundada em 2003, a Zehn Bier só fabricava chope, mas a partir de 2011 começaram a engarrafar. Hoje são 5 estilos engarrafados e 2 na versão chope.
blablacar-oktoberfest-3-foto-michele-lamin
Gostou das nossas dicas? Então publique ou procure a sua viagem:

Daniela Marques

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies