Futebol e viagens: o que fazer nas 6 cidades-sede dos jogos de 2016

Futebol e viagens: o que fazer nas 6 cidades-sede dos jogos de 2016

Nossa comunidade no Rio, São Paulo, Manaus, Salvador, BH e Brasília compartilham as suas dicas de atividades

Os olhos do mundo inteiro estão voltados para o Rio de Janeiro, mas a cidade não é a única a receber as competições esportivas dos jogos de 2016. Outras 5 capitais brasileiras são sedes de partidas de futebol, e os nossos membros deram algumas dicas turísticas para quem visitar cada uma delas. Do Beco do Batman em São Paulo, até o Teatro Amazonas em Manaus, não perca estas dicas de quem entende do assunto viagem:

1 – O que fazer em São Paulo?

Em Sampa, o visitante encontra muitas paisagens urbanas, com prédios altos e avenidas largas, mas a cidade também tem espaço para parques e para o colorido do grafite e da arte de rua.

Dica da Giovanna M:

2016-07 Giovannas template - Sao Paulo

Recomendo o Beco do Batman na Vila Madalena. É um lugar diferente por causa da arte de rua e porque é mais escondido, ao contrário de outras atrações como Ponte Estaiada e Avenida Paulista. Como é na Vila Madalena, é um lugar bem animado, com muitos bares ao redor.

O Beco do Batman em São Paulo. Crédito: Jefferson Rodrigues
O Beco do Batman em São Paulo. Crédito: Jefferson Rodrigues

Como chegar no estádio de futebol em São Paulo?

Os jogos de São Paulo acontecem na Arena Corinthians, que fica na Zona Leste da cidade, na Avenida Miguel Ignácio Curi, 111, em Itaquera. Para chegar lá de transporte público, basta pegar a linha 3 – Vermelha do metrô. O estádio fica bem próximo das estações Corinthians – Itaquera e Arthur Alvim. A estação Corinthians – Itaquera também pode ser acessada de trem, usando a linha 11 – Coral.

Compartilhe a sua viagem para São Paulo!

Publicar viagem Procurar viagem

2 – O que fazer em Belo Horizonte?

Belo Horizonte, além de ostentar um dos sotaques mais charmosos do Brasil, também presenteia o visitante com o melhor da cozinha mineira. O turista que visita a cidade também não pode perder um passeio por seus parques e praças.

Dica do Paulo B:

2016-07 Paulos template - Belo Horizonte

A Praça da Liberdade é o ponto de encontro de Belo Horizonte, muitos eventos acontecem lá, e ela é muito bonita. Muito bonito também é o Parque das Mangabeiras. Lá você tem uma vista panorâmica de Belo Horizonte, e muito espaço para as crianças brincarem.

A Praça da Liberdade, em BH.
A Praça da Liberdade, em BH.

Como chegar no estádio de futebol em Belo Horizonte?


Em Belo Horizonte, os jogos acontecem no Mineirão. Você pode chegar lá com o transporte público, usando o corredor expresso de ônibus Move. As estações mais próximas são UFMG e Mineirão. O estádio fica na Avenida Antônio Abrahão Caram, 1001, na Pampulha.

Compartilhe a sua viagem para Belo Horizonte!

Publicar viagem Procurar viagem

3 – O que fazer em Manaus?

Manaus não é apenas o ponto de partida para uma viagem pela floresta Amazônica. A capital do estado do Amazonas também oferece atrações que por si só já valem uma visita.

Dica do Renan L:

2016-07 Renans template - Manaus

O Teatro Amazonas é o ponto turístico que é preciso visitar em Manaus, ele é um marco para a cidade. Logo em frente ao Teatro, também vale passear pela Praça e entrar na Paróquia de São Sebastião. Nas proximidades do Centro, a Rua Eduardo Ribeiro abriga uma feira todos os domingos. Quem vai a Manaus também precisa ir ao Mercado Adolpho Lisboa, revitalizado no ano passado. Lá você encontra curandeiras que usam plantas da Amazônia e vendedores de peixes enormes, que você não vê em nenhum outro lugar do mundo. Já quem pretende visitar um lugar mais afastado, recomendo um municipio muito bonito que se chama Presidente Figueiredo. É um municipio com muitas cachoeiras lindas, que fica a mais ou menos 1 hora e meia de Manaus.

O Teatro Amazonas, em Manaus.
O Teatro Amazonas, em Manaus.

Como chegar no estádio de futebol em Manaus?

A Arena da Amazônia fica na Avenida Constantino Nery-Flores, e é acessível a partir de várias linhas de ônibus, entre elas as linhas especiais 1,2,3,4,5 e 10.

Compartilhe a sua viagem para Manaus!

Publicar viagem Procurar viagem

4 – O que fazer em Salvador?

O ditado diz que “baiano não nasce, estreia”. Se isso é verdade, Salvador não é uma cidade, mas um palco. Em cartaz, estão as belezas naturais da capital, a arquitetura, a música e a cozinha baiana.

Dica do Arthur S:

2016-07 Arthurs template - Salvador

Recomendo todo o litoral de Salvador, principalmente o bairro Rio Vermelho. É um bom lugar para ir à noite, tem vários bares, e um excelente acarajé. Durante o dia, recomendo comer no restaurante O Cravinho, no Pelourinho. É um bar muito tradicional, onde são servidas bebidas quentes caseiras e a tradicional comida baiana.

A praia de Rio Vermelho, em Salvador. Foto: Jota Freitas / Setur.
A praia de Rio Vermelho, em Salvador. Foto: Jota Freitas / Setur.

Como chegar no estádio de futebol em Salvador?


Em Salvador, os jogos acontecem na Arena Fonte Nova. Você pode chegar lá com a linha 1 do metrô, as estações mais próximas são Brotas ou Campo da Pólvora. As linhas de ônibus S1, S2, S3, S4 e S5 também passam nas proximidades. A Arena fica na Ladeira Fonte das Pedras, em Nazaré.

Compartilhe a sua viagem para Salvador!

Publicar viagem Procurar viagem

5 – O que fazer em Brasília?

A capital do Brasil está longe do mar, mas há quem diga que o seu céu consegue atingir tons azuis mais bonitos que os da água. Para comprovar, só mesmo fazendo uma visita.

Dica do João Luiz:

2016-07 Joaos template - Brazilia

Recomendo o Pontão do Lago Sul. É um ambiente que simula uma orla litorânea, com o píer e muitos barzinhos. Lugar ideal para ir à tarde ou à noite. Durante o dia, recomendo um passeio cultural pelo eixo monumental, com visitas aos prédios públicos.

O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.
O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.

Como chegar no estádio de futebol em Brasília?


A melhor forma de chegar de transporte público no Estádio Mané Garrincha, onde acontecem os jogos em Brasília, é usando as linhas 109.2, 109.7 ou 0.113 do sistema de ônibus. O estádio fica no Setor Recreativo Parque Norte.

Compartilhe a sua viagem para Brasília!

Publicar viagem Procurar viagem

6 – O que fazer no Rio de Janeiro?

O Rio é a queridinha dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, pelo ambiente festivo e belezas naturais. Mas o Rio também exala cultura e arquitetura para quem dedica tempo a passear por suas ruas.

Dicas do Antônio G:

2016-07 Antonios template - Rio de Janeiro

Recomendo o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. É um casarão antigo em uma área bem arborizada no alto do bairro. Vira-e-mexe eles têm apresentações artísticas no fim da tarde. Também recomendo o Morro Dois Irmãos. É uma trilha tranquila de fazer e fácil de chegar, com uma das melhores vistas do Rio. Dá para ver a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado, e boa parte da Zona Sul e do Centro.

6 - Parque das ruinas - Rio de Janeiro
O Parque das Ruínas, no Rio.

Como chegar no estádio de futebol no Rio de Janeiro?

Os jogos no Rio de Janeiro acontecem no icônico estádio do Maracanã. É muito fácil chegar lá de metrô ou trem. As estações mais próximas são Maracanã e São Cristóvão, na linha 2, e São Francisco Xavier, na linha 1. O estádio fica na Avenida Maracanã.

Compartilhe a sua viagem para o Rio!

Publicar carona Procurar carona

Find out more about

Aonde ir

By using our website, you accept that we use cookies to perform analytics and produce content & ads tailored to your interests. Read our policy on cookies usage

Offer a ride