Viagem esportiva: um guia por 5 cidades onde nasceram nossos atletas

Índice de Conteúdo
  1. Mayra Aguiar, judoca, natural de Porto Alegre
    1. Sobre a atleta
    2. Porto Alegre: a terra natal de Mayra Aguiar
  2. Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia, naturais de Vitória e Brasília
    1. Sobre os atletas
    2. Vitória: a terra natal de Alison
    3. Brasília: a terra natal de Bruno
  3. Ana Marcela Cunha, nadadora, natural de Salvador
    1. Sobre a atleta
    2. Salvador, a terra natal de Ana Marcela
  4. Martine Grael, velejadora de Niterói
    1. Sobre a atleta
    2. Niterói, a terra natal de Martine

Você já tentou se informar sobre as cidades onde nossos atletas nasceram? Além da curiosidade esportiva, você também pode descobrir destinos incríveis que valem uma visita. Para facilitar a sua pesquisa, selecionamos 5 atletas que são promessas de medalha para o Brasil e algumas atrações nos lugares onde eles deram o primeiro passo (ou braçada para alguns). Então já pode se alongar para embarcar nesta viagem esportiva com a gente!

Mayra Aguiar, judoca, natural de Porto Alegre

Sobre a atleta

Mayra Aguiar
A judoca Mayra Aguiar.

Quando criança, Mayra praticou várias atividades esportivas: atletismo, natação, ginástica olímpica... Mas foi o judô e a possibilidade de competir pelo esporte que fizeram os olhos da pequena gaúcha brilhar. Ela cresceu e se tornou uma campeã: entre outros títulos, foi campeã mundial em 2014, ouro no campeonato Pan-americano de judô em 2015 e prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015. É uma das favoritas a ganhar uma medalha pelo Brasil este ano.

Porto Alegre: a terra natal de Mayra Aguiar

Parque da redencao - Porto Alegre
O Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Porto Alegre é uma metrópole cosmopolita, mas com muito espaço verde. Por isso, em sua visita, não deixe de fazer um passeio ao ar livre por atrações como o Parque da Redenção, o mais tradicional da cidade, e pelas margens do Rio Guaíba.
Se você prefere passeios culturais, visite a Casa de Cultura Mário Quintana, que ocupa o pédio do antigo Hotel Majestic, onde o escritor passou parte da sua vida. E ainda há outros museus e centros artísticos que enriquecem a vida cultural da cidade: Museu Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, e o Theatro São Pedro. Também não deixe de tomar um bom café colonial e beber o famoso chimarrão gaúcho.

Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia, naturais de Vitória e Brasília

Sobre os atletas

alison e bruno
Os atletas Alison e Bruno.

Alison já carrega no peito o peso de uma medalha. Há 4 anos, ele conquistou a prata em Londres com Emanuel, lenda do esporte que se aposentou este ano. Agora, ele transmite o que aprendeu com a sua antiga dupla para Bruno, que é estreante nos jogos. Apesar de ter nascido em uma cidade sem praia (Bruno é de Brasília), o novato já mostra entrosamento e afinidade com o veterano, a ponto de serem considerados favoritos no vôlei de praia em 2016.

Vitória: a terra natal de Alison

curva da jurema vitoria
Curva da Jurema, em Vitória.

Se for a Vitória, não perca a oportunidade de curtir o sol nas praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Aproveite para comer um pescado em um quiosque ou restaurante nas proximidades.
Para um passeio histórico e cultural, rume para o Centro da cidade. Lá você encontra diversos prédios que contam um pouco da história de Vitória, entre eles o Palácio da Anchieta, onde sempre há exposições em cartaz. Confira aqui a programação do Palácio.

Brasília: a terra natal de Bruno

O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.
O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.

Além de ser a cidade onde Bruno Schmidt nasceu, Brasília também é uma das cidades-sede de jogos de futebol (confira aqui o nosso artigo com dicas para esses destinos). A capital impressiona pela arquitetura, por isso, um passeio pelo eixo monumental com a visita ao interior de alguns prédios é sempre uma boa opção.
Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, suba até o mirante da torre de TV. Já para relaxar, comer e beber com os amigos, o Pontão do Lago Sul é a melhor ideia.

Ana Marcela Cunha, nadadora, natural de Salvador

Sobre a atleta

A atleta Ana Marcela Cunha. Fonte: UOL.
A atleta Ana Marcela Cunha. Fonte: UOL.

Ana Marcela Cunha não tem limites. A soteropolitana começou no esporte com apenas 2 anos, e já com 14 viu que nadar em uma piscina não era atividade para ela. Ana Marcela gosta da imensidão do mar, por isso se tornou maratonista aquática. Dona de muitos títulos e escolhida como a melhor atleta brasileira de 2015, ela é uma das grandes esperanças de medalha do Brasil.

Salvador, a terra natal de Ana Marcela

Largo do Pelourinho, em Salvador. Foto: Wikipedia.
Largo do Pelourinho, em Salvador. Foto: Wikipedia.

Se você gostar de mar como a Ana Marcela, o melhor a fazer em Salvador é aproveitar o litoral da cidade. Mas se você preferir história ou arquitetura, a capital da Bahia também é um prato cheio (falando em prato, não deixe de provar a culinária local). O famoso Pelourinho, Patrimônio da Humanidade, é destino certo de quem visita Salvador. O Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Mercado Modelo também são indispensáveis.

Martine Grael, velejadora de Niterói

Sobre a atleta

Martina Grael (em pé) e sua dupla Kahena Kunze. Foto: 49er.org.
Martine Grael (em pé) e sua dupla Kahena Kunze. Foto: 49er.org.

O sobrenome de Martine tem fama de vitória. Ela é filha do velejador Torben Grael e sobrinha de Lars Grael, que já deram muitas alegrias e medalhas ao Brasil. Agora, a jovem é uma das favoritas aos jogos de 2016, junto da sua dupla Kahena Kunze. A depender da localização, Martine levará vantagem, já que as provas acontecem na Baía de Guanabara, praticamente no quintal da casa da velejadora.

Niterói, a terra natal de Martine

O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. Foto: Wikipedia.
O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. Foto: Wikipedia.

Você já deve imaginar que o litoral é um dos pontos fortes de Niterói, que fica bem pertinho da sede dos jogos, o Rio de Janeiro. Por isso, ao visitar a cidade, aproveite as praias próximas ao Centro, como Icaraí e São Francisco, e não deixe de conhecer Itacoatiara, um pouco mais longe, mas dona de uma bela paisagem que atrai praticantes de surfe.
Outro ponto forte de Niterói é ter o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer depois de Brasília. Um dos prédios mais famosos assinados por ele é o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, que pode ser admirado por dentro e por fora.

Daniela Marques

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies