Estudo da NYU Stern mostra que membros da BlaBlaCar confiam mais em perfis online do que em colegas e vizinhos

Uma pesquisa publicada pela New York University Stern e pela BlaBlaCar, maior plataforma de viagens compartilhadas do mundo, ressalta a forma como a internet está mudando a confiança entre os indivíduos. O estudo, escrito pelo professor da NYU Arun Sundararajan, autor do livro The Sharing Economy, e pelo fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, analisou respostas de 18.289 membros da plataforma de 11 países[1], para medir o nível de confiança entre os indivíduos nesse ambiente online antes de se conhecerem pessoalmente.
Intitulado “Entrando na era da confiança” (Entering the Trust Age), o estudo mostra que os participantes confiam mais em pessoas com perfil online completo na plataforma de viagens compartilhadas do que em colegas e vizinhos. O nível de confiança entre membros da BlaBlaCar é próximo àquele que se estabelece com amigos e família:
Os participantes depositam altos níveis de confiança em…

  • 94% - membros da família
  • 92% - amigos
  • 88% - membros da BlaBlaCar com perfil online completo
  • 58% - colegas
  • 42% - vizinhos
  • 16% - contatos na rede social

A pesquisa mostra a tendência de uma mudança comportamental em larga escala, e explica como plataformas online estão criando confiança interpessoal em grandes proporções. A interconectividade e as ferramentas online estão permitindo aos indivíduos acumularem “capital de confiança”, criado a partir da identidade do seu perfil e de informações como avaliações de múltiplas interações offline.
Como resultado, a confiança pode ser medida instantaneamente a partir de um perfil online, mesmo que as pessoas envolvidas nunca tenham se encontrado, colocando os indivíduos no centro de uma enorme rede de confiança, e abrindo uma gama de oportunidades para colaboração entre as pessoas, que além do varejo online compreende atividades como o compartilhamento de viagens ou o aluguel de acomodações a curto prazo.
Além disso, a pesquisa avalia que a confiança estabelecida a partir de uma única experiência e um indivíduo tem um efeito positivo em todo o setor da economia compartilhada. Quase metade dos entrevistados (48%) declara que compartilhar viagens fez com que eles se sentissem mais abertos a outras pessoas. Ao mesmo tempo, aqueles que já dividiram a viagem pelo menos uma vez se sentem três vezes mais propensos a experimentar outras atividades de economia compartilhada do que aqueles que nunca passaram pela experiência.
O levantamento destaca ainda seis iniciativas que podem ser adotadas pelas plataformas para fomentar a confiança online em suas comunidades:

  • Informação declarada no perfil
  • Avaliações
  • Vincular compromissos financeiros
  • Base de níveis de atividade dos membros
  • Moderação e integração de perfis em outras redes sociais

Sundararajan afirma: “A confiança digital está finalmente facilitando interações no mundo real. A fusão do digital e do físico está fundada sobre esta infra-estrutura de confiança emergente. Isto empodera os indivíduos, reformula a forma como estamos conectados um ao outro, e transformará a organização da atividade econômica mundial na próxima década.”
Mazzella afirma: “A confiança digital está para a confiança interpessoal assim como a invenção do telefone esteve para a comunicação humana. O telefone permitiu a comunicação instantânea com outros indivíduos; da mesma forma, a confiança online permite aos indivíduos o download do capital de confiança de qualquer outra pessoa com efeito imediato. A confiança está sendo transformada tanto em seu alcance quanto em sua imediaticidade.
Os autores preveem que enquanto os indivíduos reforçam a sua crença uns nos outros por meio das interações sociais e econômicas bem sucedidas com parceiros online, o nível de confiança geral da sociedade só tende a crescer, construindo as bases para uma nova era: a era da confiança.
Sobre a BlaBlaCar
A BlaBlaCar é maior plataforma global de caronas de longa distância, com uma comunidade de confiança presente em 22 países. O site e os aplicativos conectam condutores com lugares livres no carro a passageiros que vão para o mesmo destino, para que possam viajar juntos e dividir os custos do trajeto. Cada passageiro faz uma contribuição justa pelo seu assento, e os condutores cobrem os custos de gasolina e pedágio, sem ter lucro. A plataforma foi criada para criar uma comunidade segura, com identidade declarada e perfis completos.
Sobre NYU Stern School of Business
A New York University Stern School of Business é uma das principais escolas e centro de pesquisa em administração e negócios dos Estados Unidos. NYU Stern oferece um grande portifólio de programas acadêmicos, enriquecidos pelo dinamismo, energia e recursos da capital mundial de negócios. Informações adicionais sobre a NYU Stern School of Business em www.stern.nyu.edu.
[1] A pesquisa com 18,289 membros da BlaBlaCar foi conduzida em 11 countries pelo BIPE, consultoria líder em pesquisas na França, em 2015. Os seguintes países foram pesquisados:  França, Alemanha, Itália, Hungria, Holanda, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Ucrânia, Reino Unido

Daniela Marques

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies