Eleições 2018: carona é opção para quem vota longe de casa

Às vésperas do primeiro turno das eleições que vão decidir o futuro presidente do país e os novos governadores, deputados e senadores, muitos brasileiros estão longe de seus colégios eleitorais e, para não perderem o título de eleitor, deverão justificar o voto. Nas eleições de 2014, foram mais de 17,2 milhões de justificativas nos primeiro e segundo turnos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

Para aqueles que gostariam de votar, mas não se programaram, ainda dá tempo de viajar de maneira econômica usando a plataforma de  caronas BlaBlaCar. Nela, é possível encontrar mais de 40 mil rotas intermunicipais e interestaduais, com trajetos que conectam grandes centros urbanos e municípios mais remotos que não possuem rotas diretas.

“Ao dividir as despesas da viagem, os condutores podem economizar até 75% dos custos, enquanto os passageiros economizam até 50%, em relação a passagens de ônibus”, ressalta Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar no Brasil.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral,  nas últimas eleições presidenciais, os Estados que mais receberam justificativas foram, respectivamente, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

A BlaBlaCar espera que pelo menos 500 caronas estejam disponíveis nos dois dias anteriores à eleição para que, por exemplo, os porto-alegrenses que moram em Florianópolis ou os cariocas que moram em São Paulo possam votar.

 

Anotações:

total justificativas, primeiro turno 2014: 8.231.993

total justificativas, segundo turno 2014:  9.066.191

Fonte: http://www.tre-am.jus.br/eleicoes/estatisticas-do-eleitorado/porcentagem-de-eleitores-que-justificaram-o-voto

Camila Ferreira

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies