Caronas em polos universitários crescem 120% em um ano no país
Estudar em uma cidade diferente de onde se reside é a realidade de 29% dos estudantes do nível superior no Brasil, segundo dados do IBGE. Isso faz com que muitos universitários peguem estrada diariamente ou “migrem” para outras cidades para estudar. Em um das regiões com maior concentração de universidades no país, o Estado de São Paulo - que concentra importantes universidades como Unicamp, UNESP e UFSCar - 1,1 milhão de estudantes se deslocam periodicamente para estudar. No Sudeste todo, esse deslocamento é feito por 2 milhões de pessoas.
Com isso, cresce a demanda por viagens de carona em polos universitários. Além de gerar economia de até 75% para o condutor e 50% para o passageiro, viagem compartilhada é uma solução conveniente de transporte para localidades que não são cobertas pelo transporte convencional. A BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do país, registrou neste ano, na comparação com 2018, crescimento médio de 120% no número de viagens nessas regiões -- com destaque para Bauru, São Carlos e Campinas.
Para Denise Fernandes, estudante da Unicamp Limeira, o aplicativo ajudou muito na sua rotina. “Antes eu só viajava de ônibus, quando comecei a usar a Blablacar os meus gastos diminuíram pela metade”, diz a universitária. “[A Blablacar] facilita muito os meus trajetos, consigo marcar as caronas, fica tudo mais organizado e flexível, pois dá pra conversar e negociar com o motorista”. Denise usa o aplicativo para visitar a namorada em Campinas e estudar em Limeira enquanto mora em São Paulo.
Campinas é uma das principais cidades universitárias do país. São mais de 23 faculdades, entre elas as reconhecidas Unicamp, PUC, ESPM e FGV. Tantas instituições criam um fluxo grande de universitários. Segundo dados da BlaBlaCar, foram cerca de 260 mil caronas entre Campinas e a capital paulista no período de janeiro até agosto de 2019.
“A rota Campinas-São Paulo está entre as cinco maiores do mundo e as caronas compartilhadas trazem um modelo de transporte essencial para quem precisa economizar dinheiro e tempo. Mas o principal efeito para a sociedade é a diminuição no número de carros nas estradas e a redução nos níveis de emissão de CO2 na atmosfera”, afirma Ricardo Leite, diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil. “Nosso objetivo é eliminar assentos vazios nas estradas. A média no Brasil é de menos de duas pessoas por carro e, com aplicativos de carona, esse número chega a 3,9 pessoas”, completa o executivo.
Números mostram ganho de tempo e economia para o bolso
Há alguns anos, alunos que faziam o trajeto de Campinas-São Paulo tinham poucas opções de transporte. Viajar de ônibus significava demorar, em média, duas horas e meia e gastar cerca de R$45 entre metrô, passagem do ônibus intermunicipal e passagem do ônibus metropolitano local.
Com os aplicativos de carona, essa realidade é outra. Pelo app, o universitário gasta uma hora a menos na viagem e economiza mais da metade do valor. O custo, de acordo com a plataforma, é de aproximadamente R$20. Esse foi o caso da piauiense Jayane Borges, que estuda em Campinas e trabalha em São Paulo. “Com o aplicativo eu pude definir melhor o horário em que eu ia viajar e economizo 1h no trajeto todo. Consigo conciliar o trabalho, vida e estudo”, afirmou.
A BlaBlaCar está presente em 22 países e atua no Brasil desde o final de 2015. O país é o seu 3º maior mercado, com mais de 5 milhões de usuários.
Posts Relacionados