BlaBlaCar comemora primeiro ano de operação no Brasil com 1 milhão de assentos em caronas

São Paulo, 05 de dezembro de 2016 - A BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do mundo, completa um ano de atuação no Brasil com mais de 1 milhão de assentos oferecidos na sua plataforma - o equivalente a dois lugares por minuto - e 85 milhões de quilômetros percorridos por seus usuários. A adesão dos brasileiros ao serviço fez com que o Brasil se tornasse um dos principais mercados fora da Europa para a empresa, que tem origem francesa e foi fundada em 2006.
A plataforma funciona assim: passageiros interessados devem acessar a BlaBlaCar para encontrar lugares vagos a partir de seu destino, mas tudo começa com a publicação de caronas pelos condutores, que apontam sua rota e os assentos disponíveis. A partir daí, condutores e passageiros se conectam para dividir os custos da viagem de longa distância. Em um ano, o número de rotas diferentes criadas entre cidades brasileiras chegou a 25 mil, quantidade equivalente a 28 vezes a malha aérea doméstica do país – segundo dados do IBGE, existem hoje cerca de 880 rotas oferecidas pelas companhias aéreas ligando cidades brasileiras.
“Com o ótimo desempenho de 2016, temos projeções otimistas para o ano que vem: esperamos quadruplicar o número de caronas em 2017. Parte desse crescimento virá de melhorias em nossos aplicativos e algoritmos, que tornarão mais eficientes as conexões entre condutores e passageiros”, afirma Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar no Brasil.Considerado um dos principais expoentes da economia compartilhada, o aplicativo de caronas para viagens surge como uma alternativa econômica e social para quem precisa viajar com frequência. Condutores que fazem deslocamentos diários entre casa e trabalho - em rotas populares como Campinas-São Paulo e Camboriú-Florianópolis - chegam a economizar até mil reais por mês.
Em tempos de turismo doméstico aquecido, a plataforma também será uma saída para quem quer viajar nas férias gastando pouco. De acordo com uma previsão do Ministério do Turismo, os destinos nacionais devem ter a preferência de 80% dos viajantes brasileiros nos próximos meses, incluindo datas comemorativas, como natal e ano novo.
Além de usuários, as empresas de economia compartilhada atraem também a atenção de atores de outros setores da ‘economia tradicional’. Em seu primeiro ano no Brasil, a BlaBlaCar firmou parcerias com a montadora Citroën, a locadora de carros Movida, o serviço de busca de passagens BuscaÔnibus e a rede de hotéis Ibis, do grupo Accor.

Raio-x dos membros brasileiros

Seguindo a tendência de outros países onde a plataforma atua, a BlaBlaCar atinge públicos de diferentes faixas etárias. Ou seja, compartilhar viagem não é só para os millennials ou geração Y. Entre os públicos que mais utilizam a solução no país estão:

  • 26 a 35 anos (42%)
  • 18 a 25 anos (33%)
  • + de 36 anos (25%)

A divisão entre gêneros também é equilibrada: 60% do público é formado por homens e 40%, por mulheres.
Com uma média de 250 km por viagem e participação média de R$ 40 por passageiro, a plataforma registrou os seguintes trechos como os mais populares neste primeiro ano: (1) São Paulo – Campinas, (2) São Paulo - Rio de Janeiro, (3) Florianópolis - Porto Alegre, (4) Belo Horizonte - São Paulo, (5) Florianópolis - São Paulo, (6) Curitiba - São Paulo, (7) Belo Horizonte - Rio de Janeiro, (8) Curitiba – Florianópolis, (9) Ribeirão Preto - São Paulo e (10) Florianópolis – Joinville. Um recorte por região mostra que São Paulo é o estado com o maior volume de viagens.
A demanda da plataforma fica evidente em rotas que ligam grandes cidades ou trechos com alto fluxo, que é o caso de Rio de Janeiro - São Paulo ou São Paulo - Campinas, por exemplo, que chegam a ter em média duas pessoas a mais por carro graças ao uso da BlaBlaCar.
Entre os motivos que levam as pessoas a utilizar a BlaBlaCar, visitar pais e familiares (37%) é o principal. Veja a lista completa de razões:

  • Visitar família: 37%
  • Visitar namorado (a)/amigos: 26%
  • Viagem de negócios: 18%
  • Outros: 19%

Vale destacar também a importância de grandes eventos culturais, esportivos e dos feriados para o incremento do movimento de caronas. Em agosto, a BlaBlaCar registrou um aumento de 80% nas viagens com destino ao Rio de Janeiro na comparação com julho. A taxa média de crescimento semanal do número de caronas triplica em feriados - principalmente nos “emendáveis”.

Daniela Marques

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies