Viagem com crianças: confira 7 dicas essenciais

Índice de Conteúdo
  1. Confira nossas 7 dicas essenciais para uma viagem com crianças:
    1. 1 - No carro:
    2. 2 - Vá com calma:
    3. 3 - Kit farmácia:
    4. 4 - Proteção solar:
    5. 5 - Alimentação:
    6. 6 - Planeje com os pequenos:
    7. 7 - Crie "links":

Por Gabriela Temer, do blog Juju na Trip.
Dicas da Gabriela
Outubro é o mês do Dia das Crianças. Então que tal aproveitar e dar um presente diferente para elas? Em vez de produtos, opte pela experiência; pegue a estrada e faça uma viagem com seus filhos. Mas atenção à segurança: viajar com crianças requer alguns cuidados extras e planejamento.
viagem-com-criancas-juju-1

Confira nossas 7 dicas essenciais para uma viagem com crianças:

1 - No carro:

Uma dúvida frequente é sobre que cadeirinha de segurança usar. A primeira dica é não se guiar apenas pela idade da criança, mas também pelo peso. A categoria de peso está indicada sempre no produto, conforme a norma brasileira. Já para ficar apenas no cinto, sem elevação no banco, a criança precisa ter no mínimo 1,45m de altura.

2 - Vá com calma:

Lembre-se que o timming da criança é diferente do tempo do adulto. Não tenha pressa, faça pausas e não esprema as atividades. Nós sempre optamos por fazer menos coisas e aproveitar cada uma delas sem estressar a Juju. Assim, conseguimos viajar com mais qualidade. E no carro, faça pausas para um lanche, e organize uma playlist calma e que as crianças gostem. Assim, o trajeto transcorre de forma mais tranquila.
viagem-com-criancas-juju-3

3 - Kit farmácia:

Consulte o pediatra antes de viajar para lugares distantes ou isolados. E tenha sempre à mão um kit de primeiros-socorros com curativos, pomadas, antitérmico, antialérgico e, caso o médico recomende, um antibiótico. Isso é muito importante. Já estive em locais onde não havia médico e a farmácia era bem distante, e ter os remédios à mão foi fundamental.

4 - Proteção solar:

Use no mínimo o protetor 50, e aposte também nas camisas de lycra anti UV. E lembre-se que deixar as crianças "torrando" no sol pode causar não só queimaduras de pele, mas também insolação. O ideal é pegar sol pela manhã, dar uma pausa no horário do almoço, e retornar só depois das 15h.
viagens-com-criancas-juju-4

5 - Alimentação:

Essa é outra grande dúvida, principalmente quando a viagem é para lugares diferentes. Nem sempre dá para seguir a dieta à qual eles estão acostumados, principalmente quando elas são restritas, e aí o curinga é o macarrão com tomate. Juju não come carne, mas sempre encontramos um restaurante que vende massa, mesmo nos lugares mais remotos. E leve lanchinhos na bolsa como os sucos de caixinha (hoje há vários orgânicos e sem conservantes) e biscoitos. Não coma em barraquinhas de rua e, caso seu filhote não seja adepto do macarrão, pergunte pelos cardápios infantis. Normalmente, esses menus usam ingredientes que as crianças comem facilmente, como carninhas e batata.

6 - Planeje com os pequenos:

Envolver a criança e despertar sua curiosidade antes de pegar a estrada torna tudo sempre mais fácil. Leia sobre o destino, monte pequenos scrapbooks, mostre fotos no Google, veja filmes que se relacionem com temas que farão parte da viagem. Vai visitar castelos e sítios históricos, assista a filmes de reis e rainhas. Vai fazer ecoturismo? Busque os documentários de natureza.
viagens-com-criancas-juju-2

7 - Crie "links":

Essa foi uma dica que a escola da Juju me passou, e que sempre segui à risca até ela completar uns 8 anos. As crianças menores têm pensamento concreto e sem poder de abstração. A rotina ainda é importante em suas vidas, e para não gerar inseguranças, é importante criar percepções que as façam entender que vão voltar para casa. Leve itens afetivos que se identifiquem com o cotidiano e o lar, e lembre-as que a viagem é temporária.
Gostou das nossas dicas? Então agora é só pegar a estrada e aproveitar a viagem com seu filho. Lembrando que na BlaBlaCar, apenas maiores de 18 anos podem viajar sozinhos, menores devem estar sempre acompanhados dos pais. Publique ou procure a sua viagem!

Daniela Marques

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies