Você já compartilha viagens? Que tal compartilhar livros?

Você já compartilha viagens? Que tal compartilhar livros?

Conversamos com o Ismael, um membro da nossa comunidade que criou uma plataforma para compartilhar obras literárias

O Ismael Pereira é morador de Curitiba e membro da comunidade BlaBlaCar. Empreendedor super engajado no tema da economia compartilhada, ele criou uma plataforma para o compartilhamento de livros, o Bookshare, em que podemos emprestar e pegar emprestado obras literárias com outros leitores de todo o Brasil. Ele contou pra gente um pouco mais sobre essa iniciativa. Confira:

perfil-ismael

Para onde você costuma viajar? Qual a razão das suas viagens e como a BlaBlaCar te ajuda a realizá-las?

Costumo viajar para São Paulo capital ou São Bernardo do Campo (SP) por motivo de trabalho. Como viajo de carro em torno de uma vez por mês, a BlaBlaCar me possibilita fazer novas amizades e compartilhar experiências, tornando a viagem mais agradável.

Como funciona o Bookshare, a plataforma de compartilhamento de livros que você criou?

O Bookshare é uma plataforma online que tem como objetivo despertar o interesse pela leitura por meio do compartilhamento de livros físicos. No nosso site, é possível emprestar e pedir livros emprestados, além de comentar os livros cadastrados, pesquisar por categoria, autor, país, estado, cidade ou instituição. Assim como na BlaBlaCar, ao final do processo de empréstimo, tanto quem emprestou como quem pediu emprestado devem se avaliar mutuamente.

Para acessar, basta fazer login usando as credenciais da sua rede social preferida ou cadastrar uma conta utilizando e-mail e senha para começar a cadastrar livros ou pedir emprestado.

O que a BlaBlaCar e o Bookshare têm em comum?

Como o processo de empréstimo exige que as partes se encontrem para buscar ou devolver o livro, os leitores de cidades diferentes poderiam se beneficiar da BlaBlaCar, uma vez que um leitor de São Paulo/SP poderia levar o livro para um leitor do Rio de Janeiro/RJ e vice-versa.

Além de compartilhar viagens e livros, você usa alguma outra plataforma de economia compartilhada? Pode indicar pra gente um livro que fale sobre o tema?

Sim. Utilizo o Airbnb e Tem Açúcar, entre outras. Gosto de compartilhar bens e serviços até porque, no futuro, palavras como ‘consumo’ e ‘compra’ serão substituídas por ‘compartilhamento’ e ‘troca’. É uma tendência irreversível. No livro Mesh – Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar, de Lisa Gansky, a autora defende a tese de que a colaboração entre empreendedores, fornecedores e consumidores irá definir o futuro da economia.

Você também gosta de compartilhar? Então aproveite o Bookshare, a plataforma de compartilhamento de livros criada pelo Ismael, e compartilhe a sua viagem usando a BlaBlaCar:

PROCURAR CARONAPUBLICAR CARONA

Descubra mais sobre

Histórias dos membros

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia a nossa política de utilização de cookies

Publique uma viagem