Uma viagem para todos: conheça atrações turísticas acessíveis no Rio

Índice de Conteúdo
  1. Confira as atrações turísticas acessíveis no Rio que a BlaBlaCar selecionou
    1. Instituto Moreira Salles
    2. Jardim Botânico
    3. Planetário da Gávea
    4. Centro Cultural Banco do Brasil
    5. Museu de Arte do Rio

Os locais sede de competições esportivas já estão prontos para receber os para-atletas. Mas...e os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa? Resolvemos investigar se, além do esporte, o turismo também é acessível no Rio de Janeiro.
Listamos abaixo 5 atrações do Rio com informações sobre a sua infraestrutura de acessibilidade. Mas se você quiser visitar um ponto turístico que não estiver na nossa lista, a nossa dica é acessar plataforma Turismo Acessível do Ministério do Turismo. Lá você pode avaliar atrações turísticas, restaurantes e outros estabelecimentos que visitou com relação à sua estrutura para promover a acessibilidade. Além disso, você também pode consultar as avaliações de outras pessoas e escolher os melhores locais para fazer uma visita.

Confira as atrações turísticas acessíveis no Rio que a BlaBlaCar selecionou

Instituto Moreira Salles

Uma das salas do Instituto Moreira Salles. Foto: Cristiano Mascaro.
Uma das salas do Instituto Moreira Salles. Foto: Cristiano Mascaro.

Localizado no bairro da Gávea, o Instituto Moreira Salles é sede de exposições diversas, exibições de filmes e shows. Além disso, o Instituto possui um vasto acervo de fotografia, literatura e música, e a própria casa onde está abrigado é um atrativo a mais para os visitantes, com sua bela arquitetura da década de 50 cercada pela natureza.
O Instituto possui estrutura de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, e também disponibiliza audioguias na recepção.
O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea.

Jardim Botânico

O Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
O Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro possui um Jardim Sensorial para que visitantes possam usar os sentidos além da visão. O local abriga plantas que podem ser tocadas, cheiradas e até provadas, além de ter piso adaptado e placas de sinalização em braile. O Jardim Sensorial está aberto diariamente, entre 12h e 17h às segundas, e entre 8h e 17h de terça a domingo.
O Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008.

Planetário da Gávea

O Planetário. Foto: rio.rj.gov.br
O Planetário. Foto: rio.rj.gov.br

Ponto de encontro dos interessados por astronomia, o Planetário da Gávea possui rampa de acesso à entrada principal do prédio, além de ter sessões especiais em libras (linguagem dos sinais). Também é livre o acesso de cães-guia nas dependências do planetário.
O Planetário fica na Rua Vice-governador Rubens Bernardo, 100, na Gávea.

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB no Rio. Foto: Divulgação.
O CCBB no Rio. Foto: Divulgação.

O CCBB é um espaço para exposições e mostras de cinema e teatro no Centro do Rio de Janeiro. Está localizado em um prédio do início do século 20, que foi reformado posteriormente e ganhou estrutura própria para aumentar a sua acessibilidade. O prédio possui uma rampa para acesso de cadeirantes, elevadores e sanitários adaptados. Além disso, o Programa CCBB Educativo promove visitas guiadas em libras e atividades para deficientes visuais. Informações sobre o calendário do programa podem ser obtidas pelos números (21) 3808-2070 ou 2254.
O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66.

Museu de Arte do Rio

O MAR. Foto: divulgação/Thales Leite.
O MAR. Foto: divulgação/Thales Leite.

O MAR é um museu novíssimo (foi inaugurado em 2013), e que faz parte do projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O local abriga exposições de longa e curta duração, além de eventos diversos. O pavilhão de exposições do museu é adaptado a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5, no Centro.
Gostou das dicas? Então compartilhe a sua viagem para o Rio de Janeiro com a BlaBlaCar:

Daniela Marques

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies