Tiradentes, MG

Conheça 5 cidades históricas de Minas Gerais

Índice de Conteúdo
  1. 1. Ouro Preto
  2. 2. Tiradentes
  3. 3. Mariana
  4. 4. Diamantina
  5. 5. São João del-Rei

Minas Gerais, um estado repleto de riquezas naturais e culturais, é um verdadeiro tesouro para os amantes da história.

Suas cidades históricas preservam a memória viva de séculos passados, refletindo a riqueza da cultura e arquitetura colonial brasileira.

Se você é apaixonado por viagens que proporcionam uma imersão no passado, não pode deixar de conhecer estas cinco cidades históricas de Minas Gerais:

1. Ouro Preto

Ouro Preto, MG
Ouro Preto, MG / Fonte: iStock

Começamos nossa jornada em Ouro Preto, a joia do Barroco mineiro e Patrimônio Mundial da UNESCO.

Fundada no século XVII durante o auge da corrida do ouro no Brasil colonial, Ouro Preto é um museu a céu aberto, com suas ruas de paralelepípedos, igrejas ricamente ornamentadas e casarões coloniais.

Destacam-se na cidade obras de Aleijadinho, como os magníficos conjuntos escultóricos da Igreja de São Francisco de Assis.

Além de sua arquitetura deslumbrante e história rica, a cidade abriga eventos anuais como a Semana Santa de Ouro Preto, que atrai turistas de todo o mundo com suas celebrações religiosas e culturais.

Durante essa semana, as ruas de Ouro Preto ganham vida com procissões, encenações teatrais e apresentações musicais.

Ouro Preto é uma cidade histórica super completa, então não deixe de conferir tudo o que fazer em Ouro Preto!

Como chegar em Ouro Preto

Ouro Preto fica cerca de 96 km a sudeste de Belo Horizonte, o que equivale a aproximadamente 1 hora e 40 minutos de estrada, dependendo das condições do trânsito.

Você pode conferir passagens de ônibus para Ouro Preto, ou até mesmo caronas para Ouro Preto.

2. Tiradentes

Tiradentes, MG
Tiradentes, MG / Fonte: iStock

Seguindo nosso roteiro, chegamos a Tiradentes, uma cidade que parece ter parado no tempo. Suas ruas tranquilas e bem preservadas revelam um cenário encantador, onde cada esquina guarda um pedaço da história do Brasil.

A arquitetura colonial, os casarões coloridos e a igreja matriz são apenas algumas das atrações que tornam Tiradentes um destino imperdível para os amantes da história e da cultura. Vale a pena conferir o que fazer em Tiradentes.

Além de seu charme colonial, Tiradentes é famosa por sediar a Mostra de Cinema de Tiradentes, um evento anual que reúne cineastas, artistas e cinéfilos de todo o país para celebrar o cinema brasileiro independente.

Durante a mostra, são exibidos filmes de diferentes gêneros e estilos, além de ocorrerem debates, workshops e atividades culturais.

Como chegar em Tiradentes

Tiradentes está localizada a cerca de 190 km ao sul de Belo Horizonte. O tempo de viagem de carro é de aproximadamente 3 horas. Você pode conferir caronas para Tiradentes no site da BlaBlaCar.

3. Mariana

Mariana, MG
Mariana, MG / Fonte: iStock

Mariana é uma das mais antigas cidades de Minas Gerais e guarda consigo um rico patrimônio histórico e cultural.

Fundada no final do século XVII, a cidade preserva belas igrejas barrocas, como a majestosa Catedral da Sé, além de casarões coloniais e museus que contam a história da região.

Um passeio pelas ruas de Mariana é uma viagem no tempo, proporcionando aos visitantes uma experiência única e enriquecedora.

Todo mês de julho, a cidade celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Mariana. Durante a festa, os moradores e visitantes participam de novenas, procissões, missas e apresentações culturais, celebrando a devoção religiosa e a tradição local.

Como chegar em Mariana

Mariana fica a aproximadamente 120 km a sudeste de Belo Horizonte. O tempo de viagem de carro é de cerca de 2 horas, e você pode comprar suas passagens de ônibus para Mariana no site da BlaBlaCar.

4. Diamantina

Diamantina, MG
Diamantina, MG / Fonte: iStock

Diamantina é uma cidade que respira história e cultura em cada uma de suas ruas. Localizada no Vale do Jequitinhonha, a cidade foi palco de importantes eventos da história do Brasil, como a Inconfidência Mineira.

Suas ladeiras íngremes, casarões coloniais e igrejas barrocas encantam os visitantes, que se sentem transportados para o século XVIII ao percorrerem suas ruas.

Não deixe de visitar o Mercado Municipal e a Casa de Chica da Silva, símbolos da riqueza e diversidade cultural de Diamantina.

Durante o mês de julho, a cidade se transforma para receber o Festival de Inverno de Diamantina, um dos eventos culturais mais importantes do estado.

O festival oferece uma programação diversificada, com apresentações de música, teatro, dança, exposições de arte e oficinas, atraindo artistas e espectadores de todas as idades.

Como chegar em Diamantina

Diamantina está localizada a aproximadamente 290 km ao norte de Belo Horizonte. O tempo de viagem de carro é de cerca de 4 horas.

Você pode conferir passagens de ônibus para Diamantina, ou até mesmo caronas para Diamantina.

5. São João del-Rei

São João del Rei, MG
São João del Rei, MG / Fonte: iStock

Encerramos nossa jornada em São João del-Rei, uma cidade que respira música e tradição. Conhecida por suas festas religiosas e culturais, São João del-Rei encanta os visitantes com sua arquitetura colonial, igrejas centenárias e belas paisagens naturais.

Um passeio de Maria Fumaça até Tiradentes é uma experiência única que permite aos visitantes apreciar a beleza da região enquanto mergulham na história e na cultura de Minas Gerais.

Todos os anos, no mês de junho, a cidade se enche de cor e animação para celebrar as festas juninas.

As ruas são decoradas com bandeirinhas coloridas, e praças públicas se transformam em espaços de dança e diversão.

A festa junina de São João del-Rei é conhecida por suas quadrilhas, barracas de comidas típicas e apresentações de grupos folclóricos, proporcionando aos visitantes uma experiência única da cultura mineira.

Como chegar em São João del-Rei

Você pode conferir passagens de ônibus para São João del-Rei, ou até mesmo caronas para São João del-Rei.

As cidades históricas de Minas Gerais são verdadeiros tesouros que nos permitem viajar no tempo e conhecer de perto a rica história e cultura do Brasil colonial.

Se você é apaixonado por história, arte e arquitetura, não pode deixar de incluir esses destinos em seu roteiro de viagem. Venha descobrir as maravilhas de Minas Gerais e se encantar com sua história viva e pulsante.

Bruna Diniz

Especialista em Marketing

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies