Viagem esportiva: um guia por 5 cidades onde nasceram nossos atletas

Viagem esportiva: um guia por 5 cidades onde nasceram nossos atletas

Porto Alegre, Vitória, Brasília, Salvador e Niterói: conheça onde atletas deram seu primeiro passo no esporte e na vida

Você já tentou se informar sobre as cidades onde nossos atletas nasceram? Além da curiosidade esportiva, você também pode descobrir destinos incríveis que valem uma visita. Para facilitar a sua pesquisa, selecionamos 5 atletas que são promessas de medalha para o Brasil e algumas atrações nos lugares onde eles deram o primeiro passo (ou braçada para alguns). Então já pode se alongar para embarcar nesta viagem esportiva com a gente!

Mayra Aguiar, judoca, natural de Porto Alegre

Sobre a atleta

Mayra Aguiar
A judoca Mayra Aguiar.

Quando criança, Mayra praticou várias atividades esportivas: atletismo, natação, ginástica olímpica… Mas foi o judô e a possibilidade de competir pelo esporte que fizeram os olhos da pequena gaúcha brilhar. Ela cresceu e se tornou uma campeã: entre outros títulos, foi campeã mundial em 2014, ouro no campeonato Pan-americano de judô em 2015 e prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015. É uma das favoritas a ganhar uma medalha pelo Brasil este ano.

Porto Alegre: a terra natal de Mayra Aguiar

Parque da redencao - Porto Alegre
O Parque da Redenção, em Porto Alegre.

Porto Alegre é uma metrópole cosmopolita, mas com muito espaço verde. Por isso, em sua visita, não deixe de fazer um passeio ao ar livre por atrações como o Parque da Redenção, o mais tradicional da cidade, e pelas margens do Rio Guaíba.

Se você prefere passeios culturais, visite a Casa de Cultura Mário Quintana, que ocupa o pédio do antigo Hotel Majestic, onde o escritor passou parte da sua vida. E ainda há outros museus e centros artísticos que enriquecem a vida cultural da cidade: Museu Iberê Camargo, Usina do Gasômetro, e o Theatro São Pedro. Também não deixe de tomar um bom café colonial e beber o famoso chimarrão gaúcho.

Publique uma viagem para Porto AlegreProcure uma viagem para Porto Alegre

Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia, naturais de Vitória e Brasília

Sobre os atletas

alison e bruno
Os atletas Alison e Bruno.

Alison já carrega no peito o peso de uma medalha. Há 4 anos, ele conquistou a prata em Londres com Emanuel, lenda do esporte que se aposentou este ano. Agora, ele transmite o que aprendeu com a sua antiga dupla para Bruno, que é estreante nos jogos. Apesar de ter nascido em uma cidade sem praia (Bruno é de Brasília), o novato já mostra entrosamento e afinidade com o veterano, a ponto de serem considerados favoritos no vôlei de praia em 2016.

Vitória: a terra natal de Alison

curva da jurema vitoria
Curva da Jurema, em Vitória.

Se for a Vitória, não perca a oportunidade de curtir o sol nas praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Aproveite para comer um pescado em um quiosque ou restaurante nas proximidades.

Para um passeio histórico e cultural, rume para o Centro da cidade. Lá você encontra diversos prédios que contam um pouco da história de Vitória, entre eles o Palácio da Anchieta, onde sempre há exposições em cartaz. Confira aqui a programação do Palácio.

Publique uma viagem para VitóriaProcure uma viagem para Vitória

Brasília: a terra natal de Bruno

O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.
O prédio do Senado Federal. Foto: Wikipedia Commons / Mario Roberto Duran Ortiz.

Além de ser a cidade onde Bruno Schmidt nasceu, Brasília também é uma das cidades-sede de jogos de futebol (confira aqui o nosso artigo com dicas para esses destinos). A capital impressiona pela arquitetura, por isso, um passeio pelo eixo monumental com a visita ao interior de alguns prédios é sempre uma boa opção.

Se quiser ter uma vista panorâmica da cidade, suba até o mirante da torre de TV. Já para relaxar, comer e beber com os amigos, o Pontão do Lago Sul é a melhor ideia.

Publique uma viagem para BrasíliaProcure uma viagem para Brasília

Ana Marcela Cunha, nadadora, natural de Salvador

Sobre a atleta

A atleta Ana Marcela Cunha. Fonte: UOL.
A atleta Ana Marcela Cunha. Fonte: UOL.

Ana Marcela Cunha não tem limites. A soteropolitana começou no esporte com apenas 2 anos, e já com 14 viu que nadar em uma piscina não era atividade para ela. Ana Marcela gosta da imensidão do mar, por isso se tornou maratonista aquática. Dona de muitos títulos e escolhida como a melhor atleta brasileira de 2015, ela é uma das grandes esperanças de medalha do Brasil.

Salvador, a terra natal de Ana Marcela

Largo do Pelourinho, em Salvador. Foto: Wikipedia.
Largo do Pelourinho, em Salvador. Foto: Wikipedia.

Se você gostar de mar como a Ana Marcela, o melhor a fazer em Salvador é aproveitar o litoral da cidade. Mas se você preferir história ou arquitetura, a capital da Bahia também é um prato cheio (falando em prato, não deixe de provar a culinária local). O famoso Pelourinho, Patrimônio da Humanidade, é destino certo de quem visita Salvador. O Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Mercado Modelo também são indispensáveis.

Publique uma viagem para SalvadorProcure uma viagem para Salvador

Martine Grael, velejadora de Niterói

Sobre a atleta

Martina Grael (em pé) e sua dupla Kahena Kunze. Foto: 49er.org.
Martine Grael (em pé) e sua dupla Kahena Kunze. Foto: 49er.org.

O sobrenome de Martine tem fama de vitória. Ela é filha do velejador Torben Grael e sobrinha de Lars Grael, que já deram muitas alegrias e medalhas ao Brasil. Agora, a jovem é uma das favoritas aos jogos de 2016, junto da sua dupla Kahena Kunze. A depender da localização, Martine levará vantagem, já que as provas acontecem na Baía de Guanabara, praticamente no quintal da casa da velejadora.

Niterói, a terra natal de Martine

O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. Foto: Wikipedia.
O Museu de Arte Contemporânea, em Niterói. Foto: Wikipedia.

Você já deve imaginar que o litoral é um dos pontos fortes de Niterói, que fica bem pertinho da sede dos jogos, o Rio de Janeiro. Por isso, ao visitar a cidade, aproveite as praias próximas ao Centro, como Icaraí e São Francisco, e não deixe de conhecer Itacoatiara, um pouco mais longe, mas dona de uma bela paisagem que atrai praticantes de surfe.

Outro ponto forte de Niterói é ter o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer depois de Brasília. Um dos prédios mais famosos assinados por ele é o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, que pode ser admirado por dentro e por fora.

Publique uma viagem para NiteróiProcure uma viagem para Niterói

Descubra mais sobre

Aonde ir

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia a nossa política de utilização de cookies

Publique uma viagem